UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

18/08/2005 - 22h48

Jacaré fugitivo vira herói em Los Angeles

Por Dan Whitcomb

LOS ANGELES (Reuters) - Mais de uma semana depois que um jacaré surpreendeu as autoridades ao surgir num lago sujo de Los Angeles, na Califórnia, Estados Unidos, o réptil fugitivo já virou um herói popular na vizinhança onde ele continua a tapear os caçadores e evitar a captura.

Dezenas de moradores se reuniram às margens do lago Machado nesta quinta-feira, recostados em cadeiras ou observando a água com binóculos, enquanto vigilantes do parque com redes esperavam que o jacaré de dois metros saísse da lama.

"Estamos bem confiantes de que poderemos pegá-lo", afirmou o vigilante Albert Jedinak, observando a superfície calma do lago. "Ele já chegou a cair na rede uma vez, mas infelizmente a gente não tinha o barco pronto."

Enquanto isso, uma mulher colocava os dois filhos para vender aos curiosos, a US$ 10, camisetas com o desenho de um jacaré e a mensagem: "Harbor City, vocês nunca vão me pegar".

O jacaré, que durante a semana havia sido perseguido pelo lago de 21 hectares por um "caçador de jacarés" profissional, vindo do Colorado, não apareceu. A última vez que viram o animal foi na quarta-feira à noite.

O caçador e a sua equipe voltaram para o Colorado na manhã desta quinta para conseguir redes maiores e prometeram voltar na semana que vem para capturar a presa.

Ainda esperando por este momento está, sentado na sua caminhonete, Guillermo Perea, homem designado para levar o gigante verde, quando capturado, ao zoológico de Los Angeles.

Perea afirmou que não tem vontade de participar da captura. "Eu não sou esse tipo de cara. Eu sou pago para pegar cachorros, não jacarés."

As autoridades acreditam que o jacaré foi um bichinho de estimação exótico de alguém no passado e depois abandonado pelo tanto que cresceu. Jacarés não são naturais da Califórnia.

A suspeita é que o jacaré mora no lago há dois meses, comendo peixes deixados por pescadores e pão jogado para os pássaros.

"Não acho que alguém possa dizer que eles não se esforçaram para pegar o jacaré", afirmou o morador Paul Smith, assíduo no lago. "No final, eles vão armar algo e pegá-lo."

Hospedagem: UOL Host