UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

02/12/2005 - 18h49

Mais de 1.500 pássaros são encontrados mortos na Ucrânia

KIEV (Reuters) - Autoridades da Ucrânia, país que até agora estava livre da gripe aviária, tiveram de enviar especialistas para investigar as mortes repentinas de mais de 1.500 pássaros na península de Crimea, informou o ministro da Agricultura do país, Oleksander Baranivsky, na sexta-feira.

Falando à emissora de televisão 1+1, ele disse que os pássaros foram encontrados em seis vilas da península banhada pelo Mar Negro. Ele não deu detalhes sobre a espécie dos pássaros ou qualquer outra informação.

"No momento nós temos 1.621 pássaros mortos. Hoje a noite, a situação ficará mais clara", disse Baranivsky à emissora por telefone.

"As providências estão sendo tomadas. Especialistas foram enviados para lá. Se for descoberto qualquer caso de vírus, novas medidas serão implementadas."

A emissora informou que a venda de aves criadas domesticamente foi proibida em Crimea.

Também na sexta-feira a Romênia descobriu novos casos de gripe das aves no delta do rio Danúbio, que o país compartilha com a Ucrânia. Amostras foram enviadas a um laboratório britânico onde será determinado se a variedade encontrada é a H5N1, a mais letal do vírus causador da gripe aviária.

Casos de gripe das aves já foram registrados na Rússia, que faz fronteira com o norte da Ucrânia.

Hospedagem: UOL Host