UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

26/04/2006 - 12h40

Cientistas chineses clonam bezerro resistente à vaca louca

PEQUIM (Reuters) - Cientistas chineses foram bem-sucedidos na clonagem de uma vaca com células resistentes à doença da vaca louca, segundo a agência estatal chinesa Xinhua.

O nascimento do bezerro de 55 quilos na província de Shandong, no leste do país, ocorre três anos depois que um time liderado pelo criticado cientista sul-coreano Hwang Woo-suk clonou vacas com uma estrutura de proteína resistente à doença, também conhecida como Encefalopatia Espongiforme Bovina (BSE, na sigla em inglês).

"Cientistas do Instituto Laiyang Agro-Science em Shandong afirmaram ter usado tecnologia de transporte de genes para introduzi-los no bezerro clonado a partir de células de uma vaca adulta", afirmou a agência.

A pesquisa foi liderada pelos professores Dong Yajuan e Bo Xuejin -- que foram bem-sucedidos em clonar a primeira e a segunda vacas, em 2001 -- em colaboração com uma Universidade japonesa.

A televisão estatal relatou que o bezerro precisará passar por outros testes durante seu crescimento para verificar a eficiência dos genes transplantados.

(Por John Chalmers)

Hospedagem: UOL Host