UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

26/06/2006 - 10h04

Urso que assustava região alemã é morto por caçadores

BERLIM (Reuters) - Um urso selvagem, o primeiro visto na Bavária em mais de 170 anos, foi morto por um caçador, disse uma autoridade da região de Oberbayern na segunda-feira.

O jovem urso marrom, conhecido como "Bruno", atraiu extensa cobertura da mídia e foi inicialmente bem recebido, após vagar pela fronteira com a Áustria.

Mas as autoridades deram aos caçadores sinal verde para matar a fera de 100 quilos depois que ela se tornou violenta, matando dezenas de ovelhas e frangos.

As autoridades disseram que a busca do urso por comida o estava levando cada vez mais perto de regiões habitadas e, por isso, ele havia se tornado uma ameaça para a segurança das pessoas.

A agência de proteção animal da Alemanha na Bavária chamou a decisão de caçar o animal de "histérica", mas um porta-voz do Fundo Mundial para a Vida Selvagem (WWF) disse que a fera não poderia ser deixada solta na natureza por ser muito perigosa.

Gabriel Schwaderer, diretor do Fundo Europeu para a Herança Natural, disse na segunda-feira que lamentava a morte.

"Consideramos a decisão do governo bávaro errada, porque se baseou apenas no fato de que o urso estava se aproximando de habitações humanas", disse Schwaderer.

"Se esse for o peso para se medir o direito à vida dos ursos marrons, então o panorama é desanimador para os ursos europeus".

(Por Michael Able e Ian Rogers)

Hospedagem: UOL Host