UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

19/01/2007 - 18h39

Príncipe Charles é criticado por ambientalistas

LONDRES (Reuters) - O herdeiro do trono britânico, Príncipe Charles, foi criticado por ambientalistas na sexta-feira por voar com uma comitiva de 20 pessoas até Nova York para receber um prêmio por seu envolvimento com questões ambientais.

O príncipe, que no mês passado anunciou planos para reduzir o impacto de suas próprias emissões no meio ambiente, reservou toda a primeira classe de um jumbo para ir até Nova York receber um prêmio do ex-vice-presidente norte-americano Al Gore.

"Foi um prêmio particularmente pesado?", brincou o ministro do Meio Ambiente, David Miliband, segundo o jornal London's Evening Standard. "Muitas coisas podem ser feitas por telefone e videoconferência nos dias de hoje".

Ambientalistas também entraram na polêmica, acusando o príncipe de hipocrisia.

"É o equivalente a chegar a um prêmio da Oxfam (organização não-governamental de combate a pobreza) em uma limusine", disse um porta-voz do Plane Stupid (Vôo Estúpido, em português), um grupo contrário a viagens aéreas. "É uma piada de mau gosto."

O próprio Al Gore tem viajado o mundo para promover seu filme, "An Inconvenient Truth" (Uma Verdade Inconveniente), que enfatiza a crise climática e suas causas --sobretudo emissões de gás carbônico originadas da queima de combustíveis fósseis para o transporte e produção de energia.

(Por Jeremy Lovell)

Hospedagem: UOL Host