UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

06/09/2007 - 11h25

Argentina fecha refinaria da Shell por poluição ambiental

BUENOS AIRES (Reuters) - O governo da Argentina ordenou na quarta-feira que uma refinaria da Royal Dutch Shell fosse desativada devido a problemas ambientais.

A medida foi tomada em meio à crescente tensão entre a companhia e o governo do presidente argentino, Néstor Kirchner, que entrou em conflito com a petrolífera por conta de preços e suprimentos de energia.

A refinaria, única da Shell na América do Sul e localizada na província de Buenos Aires, foi oficialmente impedida de funcionar após autoridades do governo da Argentina detectarem vazamentos, contaminação em amostras do solo, entre outras infrações, segundo um comunicado da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do país.

A refinaria permanecerá fechada até que "a companhia encerre a situação de ameaça ao meio ambiente", de acordo com o comunicado.

Autoridades da Shell não comentaram o assunto.

A decisão marca o mais recente capítulo de uma série de confrontos entre a unidade local da Shell e Kirchner, iniciados em 2005, quando o presidente argentino incentivou a população a boicotar os produtos da petroleira após a companhia aumentar os preços.

Os preços da gasolina e do diesel permaneceram praticamente congelados na Argentina por mais de quatro anos, devido a um acordo silencioso entre as petroleiras e o governo durante a crise que atingiu o país de 2001 a 2002.

Recentemente, o governo argentino aplicou multas no valor de 1,6 milhão de dólares contra executivos locais da Shell, argumentando falhas da companhia no fornecimento de suprimentos para o mercado interno.

A decisão levou o presidente da Shell na Argentina, Juan José Aranguren, a afirmar publicamente que a empresa sofria uma perseguição de autoridades do governo.

No ano passado, o governo argentino implementou uma medida que evitou a comercialização de um novo diesel desenvolvido pela Shell, que seria vendido acima do preço de mercado.

Hospedagem: UOL Host