UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 Brasil

23/07/2006 - 15h00
Brasileiros apóiam cotas raciais em universidades--Datafolha

BRASÍLIA (Reuters) - A maioria dos brasileiros apóia as cotas para negros e outras minorias em universidades, mostrou uma pesquisa de opinião neste domingo.

O Brasil tem uma das maiores populações de afrodescendentes do mundo. Negros e mulatos somam 48 por cento do total de 185 milhões de habitantes do país, de acordo com números do governo.

Defensores citam estatísticas governamentais que mostram que os negros estão entre os mais pobres e com menos educação em um país com enormes desigualdades econômicas.

Críticos das cotas no Brasil dizem que elas poderiam aumentar o racismo ao gerar animosidade entre estudantes brancos igualmente preparados que tiveram seu lugar tomado por negros que se utilizaram das cotas.

A pesquisa pode influenciar o Congresso a aprovar uma proposta de lei que implementaria as cotas em universidades para estudantes oriundos de escolas públicas, particulamente negros e indígenas. A controvertida lei está parada no Congresso há anos.

Sessenta e cinco por cento dos entrevistados apóiam as cotas raciais e 87 por cento aprovam as cotas em universidades para estudantes de baixa renda, mostrou a pesquisa do Datafolha.

O levantamento também mostrou que a maior parte dos defensores das cotas raciais estão entre as camadas mais pobres e menos educadas da população, mas que o apoio é igual entre negros e brancos.

Apenas 46 por cento dos entrevistados disseram saber da proposta de lei, de acordo com a pesquisa publicada no jornal Folha de São Paulo, neste domingo.

A proposta de implementação de cotas raciais para empregos públicos foi removida da lei no Congresso, de acordo com a Folha de São Paulo.

A pesquisa consultou 6.264 pessoas no país inteiro, nos dias 17 e 18 de julho e tem uma margem de erro de dois pontos percentuais.

REUTERS EL

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

Folha Online Brasil
Dilma adota cautela; tucano atribui a Lula crescimento
Folha Online Cotidiano
Continuam as buscas pelas vítimas do naufrágio no DF
Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Empregos
Metrô de São Paulo seleciona profissionais para formação de um cadastro de reserva
UOL News Brasil
Ministra Marina Silva entregou os pontos, analisa Lucia Hippolito