UOL Notícias Ciência e Saúde
 

29/11/2007 - 14h43

Um quinto dos créditos de carbono da ONU pode ser fraudado, diz WWF

Da Reuters
Em Londres
Um de cada cinco créditos para emissão de carbono fornecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) dará apoio a projetos de energia limpa que podem, na verdade, aumentar a produção de gases do efeito estufa, afirmou na quinta-feira o grupo ambientalista WWF.

A ONU administra um mecanismo criado pelo Protocolo de Kyoto e por meio do qual os países ricos podem investir em projetos de energia limpa dentro de países em desenvolvimento e receber, em troca, créditos certificados de redução de emissões (CERs). Esses créditos são usados para abater suas próprias emissões.

Mas o WWF disse, em um relatório, que os CERs estão sendo concedidos para projetos que teriam sido implantados de toda forma e que não contariam com o incentivo adicional resultante da aprovação deles pela ONU em meio ao esquema, conhecido como Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (CDM).

O relatório, preparado pelo Instituto Oeko para Ecologia Aplicada, da Alemanha, disse que os projetos carentes da chamada "adicionalidade" contribuem para aumentar a produção dos gases responsáveis pelo aquecimento ao fornecer às empresas justificativas ilegítimas para continuarem a poluir.

"Um de cada cinco créditos de redução das emissões vendido dentro do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo do Protocolo de Kyoto carece de integridade ambiental", afirmou o WWF.

Segundo a entidade, a questão prejudica o mercado global de créditos de emissão de carbono, que neste ano deve aumentar em mais de duas vezes, para um valor de cerca de 70 bilhões de dólares.

"O CDM é uma ferramenta nova e importante. E precisa ser aprimorado para atingir suas metas", disse em um comunicado Stephan Singer, diretor da Unidade Européia de Política Climática do WWF.

O relatório recomenda melhorias no CDF, um mercado avaliado em cerca de 5 bilhões de dólares em 2006, segundo dados do Banco Mundial.

O aprimoramento dos procedimentos e a intensificação dos controles por parte dos órgãos encarregados de fiscalizar os projetos constam das mudanças que o WWF espera ver os governos discutirem na conferência mundial sobre o clima a ser realizada na próxima semana em Bali (Indonésia).

(Por Michael Szabo)

* Para assistir ao vídeo, é necessário desativar o antipop-up e ter o Real Player instalado

Calculadoras

Massa corporal e gasto calórico

m

kg

Sexo

anos

* Os campos "Altura" e "Peso" são obrigatórios

* Esta avaliação não dispensa a orientação de um profissional de saúde. Procure um médico.

Hospedagem: UOL Host