UOL Notícias Ciência e Saúde
 

04/02/2010 - 13h18

Dia Nacional da Mamografia (5) alerta para importância do diagnóstico precoce

Da Redação

A Sociedade Americana do Câncer, assim como muitos médicos, defendem que a mamografia seja realizada regularmente a partir dos 40 anos

Uma das principais causas de morte entre as mulheres no mundo, o câncer de mama é o tipo de tumor mais comum entre as brasileiras. A descoberta precoce da doença faz com que a chance de recuperação seja de 95%. Para conscientizar a população sobre a importância dos exames preventivos, nesta sexta-feira (5) será comemorado o Dia Nacional da Mamografia. O dia foi escolhido por ser o de Santa Ágata, protetora das mamas e padroeira dos mastologistas.

"Hoje, as chances de sobrevivência das brasileiras diagnosticadas com câncer de mama são de cerca de 40%", diz  Alessandra Durstine, vice-presidente em estratégias regionais e diretora para América Latina da ONG American Cancer Society (Sociedade Americana do Câncer). Ela acredita que esse valor possa dobrar, alcançando média semelhante a dos EUA, com políticas públicas que incentivem a mamografia e permitam o acesso aos tratamentos adequados.

"A incidência do câncer de mama tem aumentado por motivos que nem sempre são controláveis, como a menarca precoce e o adiamento da maternidade, mas os índices de mortalidade podem ser reduzidos com diagnóstico precoce e tratamento correto", acrescenta a especialista, que participou de um fórum sobre a doença em São Paulo esta semana.

Uma das críticas feitas por Durstine é a demora em se iniciar o tratamento do câncer, após o diagnóstico. Segundo ela, esse prazo, no Brasil, é de seis meses, em média.

Idade para começar

No ano passado, uma polêmica em torno da idade correta para se iniciar a mamografia de rotina deixou pacientes confusas no Brasil e nos EUA. Muitos médicos, assim como a Sociedade Americana do Câncer, defendem que o exame seja feito a partir dos 40 anos. Em alguns casos, como quando há casos da doença na família, pode ser feito até antes. "Cabe ao médico decidir a idade para começar, mas a mulher tem a responsabilidade de ir atrás da prevenção", comenta Durstine.

 

 

 

 

 

Calculadoras

Massa corporal e gasto calórico

m

kg

Sexo

anos

* Os campos "Altura" e "Peso" são obrigatórios

* Esta avaliação não dispensa a orientação de um profissional de saúde. Procure um médico.

Hospedagem: UOL Host