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08/02/2010 - 07h00

Adote alimentação balanceada com bastante líquido na semana que antecede o Carnaval.

Do UOL Ciência e Saúde
Em São Paulo

O Carnaval começa na sexta e você pode se preparar desde já com uma alimentação fracionada que ajudará a manter o pique nas festas e também a enxugar as últimas medidas.Veja cardápio dia a dia.

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    Aposte em frutas e muito líquido durante a folia do Carnaval

“Divida as refeições em 5 a 6 porções diárias, baseadas em frutas, legumes, cereais integrais, carnes magras e laticínios desnatados. Isso garantirá até mesmo a eliminação daqueles quilinhos a mais”, afirma Andrea Dario Frias, coordenadora do Centro de Pesquisa Sanavita.

A dupla "agito e alta temperatura" também provoca inibição na fome, por isso o indicado é consumir alimentos de fácil digestão como saladas, frutas, carnes magras e legumes.

O carboidrato não pode ser deixado de lado, já que é uma rica fonte de energia para o nosso organismo. É importante também incluir na refeição o consumo de fibras como aveia, soja, germe de trigo, castanha de caju e gergelim. “As fibras facilitam a digestão e ainda auxiliam na saciedade do apetite. Sendo grandes aliadas também na prevenção de doenças crônicas”, explica Frias.

A nutricionista Daniela Jobst indica ainda evitar períodos grandes sem comer. “Tente consumir apenas carboidratos integrais e fuja de farinhas brancas, adoçantes artificiais e, à noite, procure consumir pouco carboidrato e integral".

Hidratação

Durante o calor do Carnaval, além da boa alimentação, a principal dica é consumir muito líquido, já que transpiramos mais. Crianças, obesos e idosos merecem maior atenção.

A água proporcional ao peso corporal do obeso é muito menor do que nos magros, podendo chegar a 25-30%, o que os torna vulneráveis à desidratação. Por isso, não se deve apelar para diuréticos ou laxantes para emagrecer.

A hidratação deve ser intensificada, tenha sempre com você água, chás gelados, suco de frutas e água de coco. Se for consumir refrigerante opte pelos livres de açúcar e tome cuidado com os isotônicos em exagero, já que podem comprometer sua saúde por conter glicose e minerais em excesso. A água de coco e os sucos naturais têm a vantagem de serem também nutritivos.

Vale lembrar que nossa hidratação é ampliada quando consumimos legumes, verduras e frutas, pois nesses alimentos a água é o principal componente.

Outro alimento funcional poderoso e que proporciona hidratação são os chás solúveis ricos em antioxidantes à base de Camellia sinensis (chá verde, vermelho, branco, amarelo) e Hibiscus, bebidas que possuem efeito termogênico e que podem ser consumidas geladas. “Além de ser uma opção para qualquer hora do dia esses chás possuem ação antioxidante, promovem a aceleração do metabolismo e ainda garantem muita disposição e energia”, acrescenta Frias.

 

Cuidado com o álcool

Outra dica importante é o cuidado no consumo de bebidas alcoólicas. O álcool tem muitas calorias e inibe o hormônio que regula a retenção natural de água pelo nosso corpo, causando diurese forçada nos momentos em que o corpo faria o contrário, levando ao risco de desidratação.

“O álcool em grande quantidade pode provocar a hipoglicemia, falta de açúcar no sangue, causando tontura, mal estar, queda de pressão arterial, desmaios e até lesões cerebrais”, salienta Frias.

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