UOL Notícias Ciência e Saúde
 

10/02/2010 - 16h00

Apenas 2% dos paulistas doam sangue; secretaria pede reforço antes do Carnaval

Da Redação

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo está convocando os paulistas para doação de sangue antes do Carnaval. O objetivo é reforçar os estoques dos bancos paulistas até a véspera do feriado, evitando que haja falta de sangue, o que pode impossibilitar a realização de cirurgias nos hospitais.

Tradicionalmente a Secretaria percebe redução entre 30% e 50% do estoque de bancos de sangue em feriados. Aliado às férias, o Carnaval é uma época em que geralmente há necessidade de sangue para atendimento de urgência (especialmente para vítimas de acidentes).

 

No Estado, apenas 2% da população doa sangue. A maioria é do sexo masculino e tem entre 18 e 49 anos.

Durante o período de festas e férias, a Secretaria e os hemocentros sempre reforçam as doações de sangue por todo o Estado. O esforço agora é para este período pré-Carnaval. O problema para estocar sangue nessa época do ano é identificado em todo o Estado.

“Não há substituto ao sangue humano, por isso é de extrema importância que as pessoas compareçam aos bancos. É um gesto simples, que pode salvar vidas”, afirma o médico da Hemorrede do Estado de São Paulo, Frederico Carbone.

Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos e peso acima de 50 quilos pode doar sangue. O candidato deve estar bem alimentado e munido de documento original com foto. Não pode doar sangue quem teve hepatite após os 10 anos de idade, seja portador de hepatite B, hepatite C, Aids e usuários de drogas injetáveis.

Para saber os endereços dos bancos de sangue no Estado, basta acessar o site www.saude.sp.gov.br.

 

Calculadoras

Massa corporal e gasto calórico

m

kg

Sexo

anos

* Os campos "Altura" e "Peso" são obrigatórios

* Esta avaliação não dispensa a orientação de um profissional de saúde. Procure um médico.

Hospedagem: UOL Host