UOL Notícias Ciência e Saúde
 

10/02/2010 - 07h00

Filmes em 3D podem causar enjoo

Por Anahad O'Connor
The New York Times

A afirmação

Filmes em 3D podem causar dor de cabeça e enjoo

Os fatos

O filme de ficção científica "Avatar" quebrou recordes de bilheteria. Porém, ele tem alguns efeitos colaterais indesejáveis.

Muitos espectadores reclamaram que "Avatar" e outros filmes em 3D causam dor de cabeça, náusea, visão turva e outros sintomas de enjoo visualmente induzido.

O problema, segundo indica o estudo, é que o filme muitas vezes causa movimentos oculares não naturais.
Normalmente, quando um objeto se aproxima de uma pessoa, os olhos respondem de duas formas. Eles convergem, ou giram para dentro para acompanhá-lo (por exemplo, estenda o braço com o indicador apontado para cima, depois lentamente puxe o dedo para perto de seu nariz). Ao mesmo tempo, enquanto o objeto se aproxima, os olhos focam e mantêm uma imagem clara dele ao modificar o formato da lente, um processo chamado de acomodação visual.

Entretanto, um objeto em 3D voando para fora da tela causa conflito sensorial. Os olhos giram para dentro para acompanhá-lo, mas eles também devem manter um foco fixo na superfície da tela do cinema. Assim, eles convergem sem se acomodar, um desencontro de dois processos naturais que – ao longo de um filme – pode ser bem estressante.

Não existe forma provada de se prevenir isso. Porém, cinéfilos que assistiram a várias exibições de "Avatar" afirmam que um truque é evitar olhar para partes desfocadas das cenas, o que parece bem mais fácil do que é na verdade.

Conclusão

Filmes em 3D podem causar movimentos oculares não naturais que induzem tensão e enjoo.

 

Tradutor:
Gabriela d'Avila

Calculadoras

Massa corporal e gasto calórico

m

kg

Sexo

anos

* Os campos "Altura" e "Peso" são obrigatórios

* Esta avaliação não dispensa a orientação de um profissional de saúde. Procure um médico.

Hospedagem: UOL Host