UOL Notícias Ciência e Saúde
 

10/02/2010 - 07h00

Tratamento pode fazer o colesterol "ruim" ficar baixo demais?

Por C. Clairborne Ray
The New York Times

Meu nível de LDL, ou “colesterol ruim”, pode ficar baixo demais?
 

É possível, mas pouco provável. Algumas autoridades da medicina sugeriram que os níveis de lipoproteína de baixa densidade na corrente sanguínea podem estar exageradamente baixos, e eles enfatizam que o objetivo da medicação para a redução do colesterol a fim de diminuir o risco cardíaco é fazer com que os lipídios encontrem um equilíbrio adequado.

No entanto, pesquisas recentes concluíram que poucos (quando nenhum) problemas resultavam da redução dos níveis de LDL abaixo das diretrizes comuns. Um estudo de 2005 publicado no The Journal of the American College of Cardiology comparou pacientes tratados com estatinas que levavam os níveis de colesterol para abaixo do objetivo de 80 a 100mg/dL de sangue com aqueles que se enquadravam na recomendação. Eles não descobriram “nenhum efeito adverso na segurança”, nem “melhoria na eficácia clínica”.

Diretrizes atualizadas endossadas pelo Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue afirmam que o tratamento para redução do LDL para atingir níveis abaixo de 70mg/dL é uma opção para pacientes que apresentam risco muito alto de doença cardíaca.

Num debate publicado online pelo Current Controlled Trials in Cardiovascular Medicine, até mesmo os especialistas que argumentaram contra metas radicais de redução afirmaram que os resultados terapêuticos mais valiosos foram alcançados com uma redução do LDL de 30% a 40% em pacientes de alto risco, independente do nível original. Eles também apontaram que, embora efeitos adversos do LDL baixo tenham sido relatados em concentrações abaixo de 25mg/dL, esse valor raramente é alcançado com terapia de estatina em pacientes de alto risco.
 

Calculadoras

Massa corporal e gasto calórico

m

kg

Sexo

anos

* Os campos "Altura" e "Peso" são obrigatórios

* Esta avaliação não dispensa a orientação de um profissional de saúde. Procure um médico.

Hospedagem: UOL Host