UOL Notícias Ciência e Saúde
 

11/02/2010 - 07h00

Ellen Roche diz que aprendeu a malhar graças ao Carnaval

Lilian Ferreira
Do UOL Ciência e Saúde
Em São Paulo

Há dez anos desfilando pela escola de samba Rosas de Ouro e quatro como rainha de bateria, Ellen Roche conta que aprendeu a malhar por causa do Carnaval. “Sou atleta de ponta de pé. No primeiro ano que desfilei, fiquei com a língua de fora. Agora, ano a ano vou fazendo uma competição comigo mesma. Estou com 30 anos e muito melhor do que antes”, revela.

A rotina de treinamento começa a apertar no começo de janeiro para o Carnaval. “Tenho feito mais exercícios abdominais para aguentar o pique. É preciso estrutura no centro da coluna e, claro, tem que dar prioridade para as pernas também”, descreve.

Ela costuma fazer exercícios três vezes por semana e, para o desfile, apenas intensifica o treino. Ellen conta que faz no máximo 30 minutos de esteira, mas o incremento da atividade física com os ensaios sempre faz com que ela ganhe massa magra. O resultado? Ela afirma ter uma taxa de gordura de apenas 14% e 60 quilos distribuídos em 1,76 metros. “Quase uma atleta”, brinca. É assim também que ela mantém os 92 cm de busto, 57 cm de cintura e 100 cm de quadril.

Os ensaios da escola são atividades físicas importantes nesta época, e ela tenta ir à quadra duas vezes por semana. O único desconforto é o inchaço nas pernas após passar muito tempo com o samba no pé.

Alimentação
“Há anos fiz reeducação alimentar, por isso hoje como de tudo. Não me privo de nada, gosto de comer batata frita, arroz, feijão, sorvete, chocolate, etc. como todo mundo. O segredo é não comer em excesso”, explica.

Assim, quando bate aquela vontade de atacar um doce, ela não nega, mas sabe balancear. Chocolate, por exemplo, só de manhã. “Quando você aprende, fica fácil”, diz.

Para o Carnaval, o mais importante, segundo Ellen, é a proteína para favorecer o tônus muscular. Mas ela sabe que não pode esquecer o carboidrato, que dá energia: “No dia do desfile, como um prato de macarrão integral um pouco antes e como bastante frutas, como banana, que tem potássio e água”.

Calculadoras

Massa corporal e gasto calórico

m

kg

Sexo

anos

* Os campos "Altura" e "Peso" são obrigatórios

* Esta avaliação não dispensa a orientação de um profissional de saúde. Procure um médico.

Hospedagem: UOL Host