UOL Notícias Ciência e Saúde
 

12/02/2010 - 07h00

Trombose trouxe nova rotina à atriz Adriana Lessa

Lilian Ferreira
Do UOL Ciência e Saúde
Em São Paulo

A alimentação e a rotina de exercícios da atriz Adriana Lessa são pautadas pela saúde. Em 2008, a atriz sofreu uma trombose e quase não pode desfilar no Carnaval, sua grande paixão. “A doença é silenciosa. Só notei algo errado quando minha perna inchou e aí fui correndo para um hospital. Os médicos não descobriam a causa, foi como no 'House' (seriado americano). Depois de um tempo, não conseguia nem colocar a calça”, lembra.

Ela ficou internada, à base de anticoagulantes. No auge da crise, não conseguia andar direito e ficou com as duas pernas muito inchadas. Mas, no final, pode desfilar naquele ano, um dia depois de ter alta.

A trombose é o resultado da formação de coágulos, ou trombos, quando algum fator lesa a parede dos vasos sanguíneos ou faz o sangue estagnar no seu seu interior.

A dieta e o dia a dia da atriz tiveram de ser adaptados. “Tudo o que você sempre ouviu a avó dizer que fazia bem para o sangue, eu não posso comer”, brinca. Ela deve evitar alimentos que “engrossam” o sangue, como ferro, presente no feijão, e couve e espinafre, por exemplo. Hoje, ela não precisa tomar remédio, mas faz exames periódicos para controlar a coagulação do sangue.

Ela também tem de usar meias de compressão, para favorecer a circulação nas pernas, e fazer drenagem linfática e exercícios, liberados pelo médico só há 6 meses. “Quando estava com coágulos, não podia nem pensar em fazer drenagem porque eles poderiam se mover e entupir alguma artéria. Agora, o próprio médico recomendou a massagem para estimular a circulação”, conta.

Calculadoras

Massa corporal e gasto calórico

m

kg

Sexo

anos

* Os campos "Altura" e "Peso" são obrigatórios

* Esta avaliação não dispensa a orientação de um profissional de saúde. Procure um médico.

Hospedagem: UOL Host