UOL Notícias Ciência e Saúde
 

12/02/2010 - 16h45

Enchentes e outras catástrofes podem elevar ocorrência de infartos e derrames

Da Redação

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) informou nesta sexta-feira (12) ter solicitado à Prefeitura de São Paulo um levantamento completo dos infartos, AVCs (derrames) e crises de hipertensão atendidos nos hospitais e postos de saúde da região do Jardim Pantanal, castigada pelas chuvas neste início de ano.

A pesquisa conjunta da entidade, que reúne 12 mil cardiologistas brasileiros, e da Prefeitura de São Paulo, tem o objetivo de comprovar a tese de médicos norte-americanos, de que um evento catastrófico como o terremoto do Haiti, o furacão Katrina e o terremoto de Los Angeles elevam em até três vezes o número de problemas cardíacos na população atingida.

“O gatilho dessas ocorrências é o estresse pelo medo de morrer ou pela perda dos bens materiais conseguidos durante toda uma vida de sacrifício”, explica o cardiologista da SBC, Sergio Timerman, que coordenou pesquisa semelhante, após as inundações e deslizamentos recentes em Blumenau e organiza agora o estudo em São Paulo.

O especialista conta que o total de mortes por infarto em Blumenau saltou de 20 para perto de 40 nos meses que se seguiram à catástrofe. Os médicos que trabalharam no estudo, Sergio Luis Zimmermann e Maria Margarita Gonzalez acreditam, porém, que pode ter havido subnotificação no Brasil, já que após o furacão de Nova Orleans as mortes cresceram 300%. Os resultados serão divulgados em março.

A SBC cita um estudo do “New England Journal of Medicine”  que recomenda a administração de tranquilizantes às vítimas de desastres naturais, principalmente aos hipertensos, fumantes e obesos, para evitar o disparo do “gatilho” que leva ao problema cardíaco.

O presidente da SBC, Jorge Ilha Guimarães, diz que é necessário conhecer com precisão o fator de risco cardíaco representado pelo estresse de uma enchente, para que as autoridades possam investir em medidas preventivas. 


 

 

Calculadoras

Massa corporal e gasto calórico

m

kg

Sexo

anos

* Os campos "Altura" e "Peso" são obrigatórios

* Esta avaliação não dispensa a orientação de um profissional de saúde. Procure um médico.

Hospedagem: UOL Host