UOL Notícias Ciência e Saúde
 

16/02/2010 - 17h28

Rumor de que sutiã eleva risco de câncer de mama não tem fundamento

The New York Times
  • Se receber um e-mail dizendo que sutiã causa câncer de mama, não leve a mensagem a sério

    Se receber um e-mail dizendo que sutiã causa câncer de mama, não leve a mensagem a sério

Será que tem algum fundo de verdade o rumor que circula pela internet de que o câncer de mama ocorre 100 vezes mais em mulheres que sempre usam sutiã do que em mulheres que nunca usam?

“A resposta curta é não”, diz Ted Gansler, diretor de conteúdo médico da Sociedade Americana do Câncer.

Não há evidências cientificamente aceitáveis sobre isso, disse ele, e o mecanismo proposto – de que os sutiãs impedem a eliminação de toxinas ao bloquear o fluxo de linfa – não está de acordo com os conceitos científicos de como o câncer de mama se desenvolve.

A agitação na internet envolvendo o tema é em grande parte inspirada em um estudo com diversas falhas do ponto de vista científico, disse Gansler. O estudo, que jamais foi publicado num jornal revisado por colegas, não se ajustou a fatores de risco conhecidos para o câncer de mama que podem estar associados ao comportamento do uso do sutiã, como peso e idade. Além disso, participantes do estudo conheciam a hipótese antes de responder às perguntas.

“Como a ideia de que os sutiãs causam câncer de mama é cientificamente implausível, parece pouco provável que os pesquisadores gastem seu tempo e recursos para testá-la num estudo realmente epidemiológico”, afirmou Gansler.

Ele e colegas compararam dados do Instituto Nacional do Câncer sobre o risco de câncer de mama para mulheres tratadas por melanoma que tiveram vários nódulos linfáticos nas axilas e para aquelas que não tiveram.

A cirurgia, que, como se sabe, bloqueia a drenagem de linfa do tecido das mamas, não aumentou de forma detectável os índices de câncer de mama, descobriu o estudo – isso significa que é extremamente pouco provável que o uso do sutiã, que afeta minimamente o fluxo de linfa (se é que afeta), pudesse causar câncer.
 

Tradutor:
Gabriela d'Avila

Calculadoras

Massa corporal e gasto calórico

m

kg

Sexo

anos

* Os campos "Altura" e "Peso" são obrigatórios

* Esta avaliação não dispensa a orientação de um profissional de saúde. Procure um médico.

Hospedagem: UOL Host