UOL Notícias Ciência e Saúde
 

19/03/2010 - 11h40

Saúde em MG cria "Dengue Ville" no Orkut para divulgar medidas de prevenção

Da Redação
  • À medida que o internauta elimina os focos do mosquito, ele sobe de nível

    À medida que o internauta elimina os focos do mosquito, ele sobe de nível

Inspirada na popularidade do jogo "Farmville", da rede social Facebook, e da "Colheita Feliz", do Orkut, a Secretaria da Saúde do Estado de Minas Gerais criou a "Dengue Ville",  incluída entre os aplicativos do Orkut. O objetivo é educar a população sobre as atitudes que facilitam o criadouro do mosquito Aedes aegypti nas residências.

Na Dengue Ville, o usuário pode escolher entre quatro avatares e oito cenários (casa, quintal, interior da casa, rua, lote vago, praça, prédio comercial e parque). A missão é combater os focos de dengue. O internauta passa o mouse e clica, por exemplo, para esvaziar garrafas e pneus, colocar areia nos pratos das plantas, cobrir caixas d'água, mobilizar os vizinhos, distribuir soro caseiro entre as vítimas da doença em um posto de saúde etc.

Ao realizar a tarefa, aparecem mensagens educativas “Muito bem. Bromélias acumulam água entre suas folhas. E podem virar focos de dengue. O ideal é trocá-las por outros tipos de plantas”. Ou “Muito bem. Não deixe nenhum vasilhame sem tampa a céu aberto. Vire a boca para baixo e, de preferência, encaminhe o que for lixo para a coleta pública”.

À medida que o internauta elimina os focos do mosquito, ele sobe de nível. Começa no iniciante, passa por recruta da saúde, caçador de focos, herói do bairro, até o décimo: o “extermina dengue”.

Se a pessoa fica muitos dias sem jogar, ao retornar, o avatar aparecerá amarelado, indicando que o usuário pegou dengue. Uma mensagem explica que para continuar no jogo é preciso ir à unidade de saúde. Somente assim o avatar retoma a aparência saudável e volta a combater o mosquito.A Dengue Ville, como os demais jogos do gênero, incentiva o jogador a convidar amigos. E foi exatamente esse aspecto de rede que levou a secretaria a usar o Orkut para combater a dengue.

Pesquisa

“Uma pesquisa da Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz) mostrou que mais de 90% das pessoas sabem como evitar o mosquito, mas uma porcentagem muito pequena tinha o hábito de colocar essas medidas em prática. O que se conclui é que as campanhas educativas não têm funcionado”, explica o secretário estadual de saúde Antônio Jorge de Souza Marques.

Essa constatação mostrou a necessidade de criar alternativas no combate à dengue. A nova campanha deveria ser direcionada a crianças e jovens que mudam de hábitos com mais facilidade. Ao mudar o público alvo, surgiu a idéia de usar a internet como ferramenta de comunicação

Hoje, estima-se que um a cada três brasileiros acessam a internet. São 70 milhões de pessoas plugadas. Desse total, 55 milhões ou 79% usam alguma rede social. O número de brasileiros com perfil no orkut ultrapassa a população da Argentina.

Twitter

O twitter também será usado na campanha deste ano de combate à dengue. Serão criados dois perfis: @denguemosquito e @matadordadengue. Em um primeiro momento, o perfil @denguemosquito adicionará perfis relacionados a Belo Horizonte e aos municípios com a maior incidência de dengue.

Depois, a pessoa seguida pelo mosquito receberá uma mensagem informando que a dengue está lhe seguindo e que, para se proteger, deverá clicar no link enviado na mensagem. Ao clicar no link, o usuário deixará de ser seguido pelo @denguemosquito e poderá seguir o perfil do @matadordadengue. Ao seguir o @matadordadengue, o cidadão terá acesso a informações sobre o combate à doença.

 

 

Calculadoras

Massa corporal e gasto calórico

m

kg

Sexo

anos

* Os campos "Altura" e "Peso" são obrigatórios

* Esta avaliação não dispensa a orientação de um profissional de saúde. Procure um médico.

Hospedagem: UOL Host