UOL Notícias Ciência e Saúde

15/07/2010 - 17h08 / Atualizada 15/07/2010 - 17h54

Astrônomos fazem novas descobertas sobre planeta com cauda de cometa

Da Redação

Com ajuda do telescópio Hubble, astrônomos fizeram novas descobertas sobre um objeto que pode ser chamado de "planeta cometa". O gigante de gás, batizado de HD 209458b, orbita tão perto de sua estrela que sua atmosfera se aquece e escapa pelo espaço, formando uma espécie de cauda.

O planeta está a 153 anos-luz da Terra. Ele pesa um pouco menos que Júpiter, mas está 100 vezes mais perto de sua estrela que o gigante do nosso Sistema Solar. A órbita do HD 209458b em torno de sua estrela ocorre em apenas 3,5 dias - para se ter uma ideia, a órbita completa de Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, ocorre em 88 dias.

O HD 209458b é um dos planetas fora do Sistema Solar mais estudados, porque é dos poucos que podem ser vistos passando em frente à sua estrela, em posição que facilita a análise.

Os astrônomos conseguiram mensurar o gás que é expelido pelo planeta e descobriram que nem todo o material escapa com a mesma velocidade. E, embora o planeta seja praticamente "torrado" por sua estrela, os cientistas afirmam que o HD 209458b ainda levará um trilhão de anos para se evaporar.

Os resultados do estudo foram publicados no The Astrophysical Journal.

Calculadoras

Massa corporal e gasto calórico

m

kg

Sexo

anos

* Os campos "Altura" e "Peso" são obrigatórios

* Esta avaliação não dispensa a orientação de um profissional de saúde. Procure um médico.

Hospedagem: UOL Host