UOL Notícias Ciência e Saúde
 

04/06/2007 - 00h38

Secretário-geral da ONU pede união na luta contra aquecimento global

O secretário-geral das Nações Unidas, o sul-coreano Ban Ki-Moon, pediu neste domingo uma aliança em torno da mudança climática, que é "uma das ameaças globais mais graves" para o mundo, em discurso na abertura da Assembléia-Geral da OEA no Panamá.

"Trata-se de uma ameaça que afetará todos os habitantes do planeta", disse ele, lembrando que as recentes avaliações do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês) deixam claro que o aquecimento da Terra é um "fato inequívoco, seu impacto é claramente perceptível".

"Está fora de qualquer dúvida que as atividades humanas contribuíram, em grande medida, para desencadear isso", acrescentou, alertando que este fenômeno não é apenas um problema ambiental. "Também pode ter graves conseqüências sociais e econômicas", frisou.

Neste sentido, pediu que sejam intensificados os esforços "coletivos" para avançar na "prevenção e adaptação perante a mudança climática".

Ki-moon, que visitou neste domingo a nova sede regional das Nações Unidas no Panamá, elogiou a tendência hoje na América Latina de se apostar nas energias renováveis, tornando-se "líder mundial em matéria de biocombustíveis, âmbito que, se for tratado com cuidado, tem grandes possibilidades".

O secretário-geral, que visita a América Latina pela primeira vez desde que assumiu o posto, também pediu aos países da OEA que busquem atingir as metas de desenvolvimento do milênio para 2015, já que estão intimamente ligadas ao aquecimento global.

No plano democrático, o secretário-geral destacou o fato de que a região tenha realizado 12 eleições presidenciais em um ano e meio, apesar de, em algumas partes do continente, a democracia "também suscitar receio". Isso porque, segundo ele, ainda não se respondeu às aspirações dos pobres da região ou à preocupação com o crime organizado e a corrupção.

"Todos juntos", frisou, "temos de mostrar que os governos eleitos democraticamente podem satisfazer as necessidades daqueles que os elegeram".

"Os assuntos que a região tem diante de si são complexos e, por isso, ainda há muitos motivos para enfrentá-los no plano regional", recomendou.

Calculadoras

Massa corporal e gasto calórico

m

kg

Sexo

anos

* Os campos "Altura" e "Peso" são obrigatórios

* Esta avaliação não dispensa a orientação de um profissional de saúde. Procure um médico.

Hospedagem: UOL Host