UOL Notícias Ciência e Saúde
 

06/06/2007 - 16h06

Após atraso de três meses, Nasa está pronta para lançar Atlantis

WASHINGTON, 6 Jun (AFP) - Após um atraso de quase três meses, a Nasa (agência espacial americana) está pronta para lançar, na sexta-feira, o ônibus espacial Atlantis rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) para continuar sua construção.

Este será o primeiro vôo de um ônibus espacial em 2007. O último lançamento ocorreu em dezembro passado, com o Discovery, cuja missão transcorreu sem problemas.

O lançamento está previsto para as 19h38 locais de sexta-feira (20h38 de Brasília), do Centro Espacial Kennedy, perto de Cabo Cañaveral (Flórida, sudeste).

"A nave e os sistemas de lançamento estão em perfeito estado e a contagem regressiva se desenvolve excepcionalmente bem", disse nesta quarta-feira, durante entrevista coletiva, Jeff Spaulding, responsável da Nasa.

"Nossos equipamentos, nossos sistemas, o Atlantis e sua carga útil estão prontos para um lançamento na noite de sexta-feira", acrescentou.

As previsões meteorológicas davam, na quarta-feira, 70% de chances de clima favorável ao lançamento, disse à imprensa a meteorologista Kathy Winters, da base da Força Aérea de Cabo Cañaveral.

Há alguns riscos de tempestades nos arredores do Centro Espacial, mas estas deveriam se deslocar para o oeste e se dissipar no momento do lançamento, acrescentou.

As previsões do tempo são igualmente favoráveis nas bases de aterrissagem de emergência na Europa (Zaragoza e Morón, na Espanha, e Istres, na França), acescentou.

A contagem regressiva começou oficialmente à 01h00 GMT de quarta-feira (22h00 de terça-feira, horário de Brasília). A sexta-feira deve começar com o abastecimento do tanque externo com hidrogênio e oxigênio líquido.

O Atlantis devia ser lançado em meados de março, mas a Nasa teve que reconduzir a nave ao seu hangar para reparar o taque externo de combustível, danificado por granizo em 26 de fevereiro.

A tripulação de sete astronautas, todos homens, chegou na segunda-feira ao Centro Espacial Kennedy, procedente do Centro Espacial Johnson, em Houston (Texas, sul).

Se o lançamento do Atlantis não puder se concretizar em 8 de junho, a Nasa poderá fazer uma nova tentativa em 12 de junho.

Depois, terá que esperar alguns dias mais para fazer o lançamento programado de um satélite militar da base de Cabo Cañaveral. A Força Aérea americana e a Nasa utilizam os mesmos radares para controlar os lançamentos de naves e foguetes.

A próxima missão do Atlantis, a quinta de um ônibus espacial desde o acidente com o Columbia, em fevereiro de 2003, tem como finalidade transferir e instalar um segundo segmento metálico (S3/S4) de mais de 16 toneladas, que aumentará a estrutura da ISS.

Durante sua missão de 10 dias, os astronautas levarão também um terceiro par de antenas solares e baterias.

A tripulação é composta do comandante de bordo, Rick Sturckow, do co-piloto, Lee Archambault, e de cinco especialistas de missão, entre eles Clayton Anderson, que substituirá Sunita Williams na ISS, onde ficará quatro meses. Ela retornará à Terra a bordo do Atlantis.

O atraso no lançamento do Atlantis forçou a Nasa a reduzir a quantidade de missões este ano, de cinco para quatro.

A próxima missão será realizada pelo ônibus espacial Endeavour, a partir de 9 de agosto. O Discovery deverá partir em 20 de outubro e finalmente o Atlantis voltará à ISS em 6 de dezembro para levar o laboratório europeu Columbus.

A agência espacial americana prevê realizar pelo menos 13 novos vôos do ônibus espacial para completar a ISS até 2010, data programada para a aposentadoria da frota de ônibus espaciais.

A Nasa também planeja realizar uma missão em 2008 para reparar o telescópio espacial Hubble.

A ISS é um projeto de 100 bilhões de dólares, do qual participam 16 países.

Calculadoras

Massa corporal e gasto calórico

m

kg

Sexo

anos

* Os campos "Altura" e "Peso" são obrigatórios

* Esta avaliação não dispensa a orientação de um profissional de saúde. Procure um médico.

Hospedagem: UOL Host