UOL Notícias Ciência e Saúde
 

12/06/2007 - 19h09

Astronautas do Atlantis desdobram nova antena solar na ISS

WASHINGTON, 12 jun (AFP) - As tripulações do Atlantis e da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) desdobraram à distância, nesta terça-feira, a nova antena solar trazida pelo ônibus espacial, segundo imagens da televisão da Nasa.

A antena, de 73 metros, faz parte de um segmento de 14 metros de comprimento e 16,1 toneladas de peso, denominado S3/S4, transportado pelo Atlantis.

O S3/S4 foi anexado à ISS na segunda-feira, com a ajuda de um braço mecânico da estação e logo, na primeira caminhada espacial da missão, dois astronautas fizeram as conexões elétricas e de climatização.

Os dois pares de painéis foram montados na terça-feira um depois do outro, depois de várias horas de trabalho.

O processo é lento, pois cada asa é primeiro desdobrada em 50% e depois é preciso esperar 30 minutos para que o sol aqueça os painéis, evitando que se colem uns aos outros.

A antena solar aumentará a potência elétrica da ISS em 14 quilowatts num primeiro momento. Quando estiver terminada, a estação terá quatro antenas solares duplas. Ainda falta levar uma.

Na quarta-feira, os astronautas dobrarão os painéis de uma antena solar mais antiga para poder deslocá-la e instalá-la em outra parte da ISS, numa missão futura.

Isto permitirá à nova antena girar em torno de si mesma para captar os raios solares ao máximo.

Calculadoras

Massa corporal e gasto calórico

m

kg

Sexo

anos

* Os campos "Altura" e "Peso" são obrigatórios

* Esta avaliação não dispensa a orientação de um profissional de saúde. Procure um médico.

Hospedagem: UOL Host