UOL Notícias Ciência e Saúde
 

14/06/2007 - 18h24

Plutão é relegado ao segundo lugar de uma nova categoria de planetas

WASHINGTON, 14 Jun 2007 (AFP) - Plutão, que já perdeu seu status de planeta integrante do sistema solar em 2006 e se tornou um "planeta anão", acaba de ser relegado ao segundo lugar desta nova categoria - a liderança fica com seu vizinho maior Eris, anunciaram astrônomos americanos nesta quinta-feira.

Nasa/ESA
Imagem feita pelo telescópio Hubble mostra luas em volta de Plutão, que foi relegado ao segundo lugar da categoria de planetas-anões, segundo astrônomos
VEJA ÁLBUM
Depois do descobrimento de Eris, próximo a Plutão, em 2006, a União Astronômica Internacional (UAI) decidiu modificar a definição de um planeta do sistema solar e criar a categoria de planetas anões, que estão nos confins do sistema solar, no cinturão de Kuiper.

O cinturão de Kuiper é uma vasta região do sistema solar povoada por asteróides e corpos celestes congelados que se estende até a órbita de Netuno.

Com a descoberta de Dysnomia, um satélite de Eris, Michael Brown e Emily Schaller, dois astrônomos do Institute of Technology da Califórnia, puderam medir de maneira precisa a massa do Eris com ajuda do telescópio espacial Hubble.

Eris tem aproximadamente 27% mais massa que Plutão segundo os pesquisadores que tiveram os trabalhos publicados na revista Science de 15 de junho.

Mais de 300 astrônomos, principalmente americanos, que se pronunciaram contra a mudança do status de Plutão na votação da UAI em Praga em 2006, lançaram pouco depois uma contra-ofensiva com uma petição para reabilitar Plutão como novo planeta do sistema solar.

"Como astrônomos e especialistas, não estamos de acordo com a definição do planeta da UAI e não a utilizaremos. É necessário que se tenha uma melhor definição", dizia o texto.

Calculadoras

Massa corporal e gasto calórico

m

kg

Sexo

anos

* Os campos "Altura" e "Peso" são obrigatórios

* Esta avaliação não dispensa a orientação de um profissional de saúde. Procure um médico.

Hospedagem: UOL Host