UOL Notícias Ciência e Saúde
 

15/06/2007 - 16h38

Rússia fará investimentos bilionários na área da nanotecnologia

MOSCOU, 15 jun (AFP) - A Rússia investirá bilhões de dólares para reduzir seu atraso com relação ao Ocidente no campo da nanotecnologia, um setor cujo desenvolvimento é freado pela indiferença do mundo empresarial russo, segundo especialistas.

Os deputados russos estudaram, no início de junho, um projeto de lei que prevê a criação da Rosnanotech, uma agência estatal dotada de um orçamento de cinco bilhões de dólares (3,7 bilhões de euros), que injetará recursos neste setor há muito descuidado na Rússia.

"Para a Rússia isto é muito dinheiro. É uma quantia que os cientistas russos não vêem há tempos", disse Michail Melnikov, chefe de redação adjunto da revista "Nanotecnologias Russas".

"Mas o problema é o interesse da comunidade econômica, por isso a criação de uma estrutura (não comercial), e que os homens de negócios não se mostram muito interessados", acrescentou.

O projeto de lei, que será aprovado sem problemas, é um novo indício da determinação das autoridades russas em entrar num mercado em franca expansão mundial, por enquanto dominado pelos Estados Unidos.

A área da nanotecnologia tem muitas aplicações diferentes, mas o denominador comum é o uso de estruturas de tamanho minúsculo (um metro contém um bilhão de nanômetros).

A nanotecnologia pode ser usada no preparo de artefatos, como painéis solares ou semicondutores, e na medicina, para a reconstrução de um órgão danificado.

As empresas privadas ocidentais esperam ampliar ainda mais seu uso e calculam o mercado de bens de consumo que usarão nanotecnologias em 2,6 trilhões de dólares em 2014.

Na Rússia, considera-se que os setores da metalurgia, da medicina e da química molecular têm o maior potencial.

"As nanotecnologias estão se tornando um elemento chave do desenvolvimento da indústria e da ciência modernas", declarou em abril o presidente russo, Vladimir Putin, num discurso no Parlamento.

Um programa extensivo a 2015 já foi aprovado no início do ano com o objetivo declarado de "se desenvolver e manter ao mesmo nível que os países mais avançados em determinadas ciências e tecnologias capitais".

Além dos cinco bilhões de dólares de financiamento que a Rosnanotech receberá, o setor da nenotecnologia receberá dois bilhões de dólares sob a forma de diversas iniciativas governamentais, disse Putin.

A título de comparação, o governo americano investe cerca de um bilhão de dólares ao ano em nanotecnologia e a União Européia se comprometeu a investir mais de três bilhões de euros entre 2007 e 2013.

Mas, diferente da Rússia, no Ocidente o setor se beneficia de um maior apoio por parte das empresas privadas, destacaram os especialistas.

Calculadoras

Massa corporal e gasto calórico

m

kg

Sexo

anos

* Os campos "Altura" e "Peso" são obrigatórios

* Esta avaliação não dispensa a orientação de um profissional de saúde. Procure um médico.

Hospedagem: UOL Host