UOL Notícias Ciência e Saúde
 

11/10/2007 - 18h21

Uma em cada cinco gestações acaba em aborto no mundo

Da AFP
Uma em cada cinco gestações acaba em aborto no mundo, uma queda significativa em comparação aos anos 90, mas quase a metade das mulheres que interrompe a gravidez ainda o faz em condições insalubres, segundo um estudo.

Em 2003, quando foram coletados os dados mais recentes, 42 milhões de abortos foram realizados ao redor do mundo, quatro milhões a menos que em 1995, de acordo com estatísticas que serão publicadas pelo jornal médico britânico The Lancet neste sábado.

Em cada mil mulheres com idade entre 15 e 44 anos, 29 fizeram um aborto em 2003. Em 1997, foram 37 em cada mil, diz o estudo.

"As taxas de aborto são semelhantes em países desenvolvidos e países em desenvolvimento, mas o número de abortos realizados em más condições se concentra no segundo grupo", afirma a pesquisa. "Melhorar o acesso a métodos contraceptivos e garantir que os abortos realizados sejam feitos em boas condições de higiene reduzirá drasticamente os números de mortalidade materna, protegendo a saúde da mulher".

As menores taxas de aborto foram registradas na Europa Ocidental (12 gestações interrompidas em cada mil). A Europa Oriental, no entanto, teve o maior número de abortos, segundo o estudo (44 gestações interrompidas em cada mil). Nos Estados Unidos e na Europa, essa relação ficou em 21 para cada mil, enquanto na Ásia e na África a taxa foi de 29 em cada mil.

De todos os abortos realizados no mundo durante o período estudado, 48% aconteceram em más condições de higiene, e mais de 97% destes foram feitos em países em desenvolvimento.

Com base nos dados de 2003, 90% das mulheres em todo o mundo terão feito um aborto antes dos 45 anos em média, segundo cálculos do estudo. Essa percentagem varia entre mulheres que terão mais de uma gravidez interrompida e aquelas que não farão nenhum aborto ao longo a vida.

O estudo foi coordenado pela pesquisadora Gilda Sedgh, do Instituto Guttmacher em Nova York, e Iqbal Shah, da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Calculadoras

Massa corporal e gasto calórico

m

kg

Sexo

anos

* Os campos "Altura" e "Peso" são obrigatórios

* Esta avaliação não dispensa a orientação de um profissional de saúde. Procure um médico.

Hospedagem: UOL Host