UOL Notícias Ciência e Saúde
 

30/11/2007 - 17h38

Indonésia perdeu 24 ilhas nos últimos anos

Da Efe
Em Jacarta
O arquipélago indonésio perdeu 24 ilhas nos últimos anos, devido especialmente às catástrofes naturais e às agressões ao meio ambiente, informou nesta quinta-feira o ministro de Assuntos Marítimos, Freddy Numberi. O anúncio foi feito poucos dias antes de o país receber uma conferência crucial sobre a mudança climática em Bali.

A Indonésia, quarto país mais populoso do mundo, se vê particularmente ameaçado com este fenômeno. "Os cientistas alertam que a Indonésia poderia perder pelo menos 2.000 ilhas até 2030", segundo Numberi. O desaparecimento das 20 ilhas na província de Riau e no arquipélago das Mil Ilhas deve-se aos danos ambientais e à exploração humana. As quatro outras desaparecidas foram varridas do mapa do país pela tsunami de 26 de dezembro de 2004, catástrofe que provocou 168.000 mortes ao norte de Sumatra.

No total, o número de ilhas deste arquipélago passou de 17.504 a 17.480, segundo o ministro. A conferência de Bali, de 3 a 14 de dezembro, permitirá traçar uma agenda de negociações para prolongar o protocolo de Kioto sobre a redução dos gases que produzem o efeito estufa, afirmam os especialistas.

Calculadoras

Massa corporal e gasto calórico

m

kg

Sexo

anos

* Os campos "Altura" e "Peso" são obrigatórios

* Esta avaliação não dispensa a orientação de um profissional de saúde. Procure um médico.

Hospedagem: UOL Host