UOL Notícias Ciência e Saúde
 

10/12/2007 - 16h59

Nobel de Medicina, Física, Química e Economia são entregues em Estocolmo

Da AFP
Em Estocolmo
Os vencedores do Nobel 2007 de medicina, física, química e economia receberam nesta segunda-feira o prêmio das mãos do rei Carl Gustaf da Suécia em cerimônia em Estocolmo.

Os dois vencedores com mais idade - a romancista britânica de 88 anos, Doris Lessing, prêmio de literatura, e um dos vencedores de economia, o americano Leonid Hurwicz, de 90 anos - não compareceram à entrega por problemas de saúde.

As oito pessoas que receberam o prêmio em Estocolmo foram os americanos Eric Maskin e Roger Myerson (economia); os também americanos Mario Capecchi e Oliver Smithies, assim como o britânico Martin Evans (medicina); o alemão Gerhard Ertl (química) e seu compatriota Peter Gruenberg e o francês Albert Fert (física).

Como é tradicional, o prêmio Nobel da Paz, que este ano foi dividido entre o ex-vice-presidente americano Al Gore e o comitê científico que assessora a ONU, foi entregue na Noruega.

Os prêmios são entregues no dia 10 de dezembro, data da morte, em 1896, do criador do prêmio, o sueco Alfred Nobel.

A cerimônia de Estocolmo, que aconteceu na sala de concertos da cidade, precedeu uma festa de gala para 1.300 convidados, onde participaram a família real e vários membros do governo.

Os vencedores do Nobel recebem um diploma, uma medalha de ouro e um cheque de 10 milhões de coroas suecas (cerca de 2,6 milhões de reais).

Calculadoras

Massa corporal e gasto calórico

m

kg

Sexo

anos

* Os campos "Altura" e "Peso" são obrigatórios

* Esta avaliação não dispensa a orientação de um profissional de saúde. Procure um médico.

Hospedagem: UOL Host