UOL Notícias Ciência e Saúde
 

08/12/2009 - 11h17

ONU: os empresários deveriam torcer por um acordo em Copenhague

Da AFP

O chefe da ONU para o clima, Yvo de Boer, afirmou nesta terça-feira que as empresas americanas deveriam desejar um acordo internacional em Copenhague, depois da decisão de seu país de autorizar a regulação dos gases-estufa.

"Se eu fosse empresário, diria: 'por favor, por favor, cheguem a um acordo em Copenhague, um acordo que esteja baseado no mercado do carbono", ironizou De Boer, durante uma coletiva de imprensa.

"Se não conseguirmos um acordo aqui e se o Senado não conseguir adotar a Lei do Clima, a única única opção será a regulação e todos nós sabemos que é muito mais caro e será muito menos eficaz para o mercado", acrescentou.

O anúncio de que o governo americano vai começar a regular as emissões de dióxido de carbono e outros gases causadores do efeito estufa, depois de classificá-las de prejudiciais para a saúde pública, foi recebido como um sinal estimulante para as negociações do clima em Copenhague.

A decisão abre caminho para que a Agência de Proteção Ambiental (EPA) americana estabeleça os padrões sobre quanto dióxido de carbono as fábricas, lares e veículos podem emitir, apesar de o Congresso ainda ter de se pronunciar a respeito.

Mas isso dá ao presidente Barack Obama, que viaja a Copenhague na próxima semana, um maior respaldo para as promessas americanas sobre emissões.

Calculadoras

Massa corporal e gasto calórico

m

kg

Sexo

anos

* Os campos "Altura" e "Peso" são obrigatórios

* Esta avaliação não dispensa a orientação de um profissional de saúde. Procure um médico.

Hospedagem: UOL Host