UOL Notícias Ciência e Saúde
 

08/12/2009 - 16h01

Opinião de países em desenvolvimento não é levada em conta em Copenhague

COPENHAGUE, 8 dez 2009 (AFP) - Várias ONG denunciaram nesta terça-feira a Dinamarca, que preside a conferência mundial sobre o clima, por não levar em conta o ponto de vista dos países em desenvolvimento.

EFE
Lars Lokke Rasmussen, primeiro-ministro da Dinamarca, na abertura da 15ª reunião das Nações Unidas sobre mudanças climáticas
DELEGAÇÃO BRASILEIRA TEM DIVERGÊNCIAS SOBRE LIMITES GLOBAIS
DÉCADA É A MAIS QUENTE DESDE 1850
ESPECIAL COPENHAGUE

A série de reações foi provocada por um projeto de texto dinamarquês do qual vários meios de comunicação, entre eles a AFP, obtiveram uma cópia nesta terça-feira em Copenhague.

 "O texto proposto pelo primeiro-ministro dinamarquês é fraco e mostra a posição elitista e sem transparência da presidência dinamarquesa", criticou Kim Carstensen, da organização WWF.

"As táticas de negociações debaixo dos panos, sob a presidência dinamarquesa, se focalizam no desejo de agradar os países ricos em vez de servir à maioria das nações que pedem uma solução justa e ambiciosa", acrescentou.

Para Martin Kaiser, do Greenpeace, a falta de liderança do primeiro-ministro da Dinamarca, Lars Loekke Rasmussen, "alimenta a desconfiança na cúpula sobre o clima".

"A proposta dinamarquesa não deve distrair (os participantes)", avisou por sua vez Antonio Hill, da Oxfam International, sugerindo se concentrar no texto negociado há meses pelos diversos grupos de trabalho.

A Dinamarca sempre rejeitou firmemente a existênncia de um texto único que representaria sua proposta para o acordo que deve ser concluído no dia 18 de dezembro na presença de mais de 100 chefes de Estado, mas reivindica o direito de testar diferentes cenários.

"Não existe um texto. Estamos há semanas e meses consultando os diversos países, é o nosso trabalho", afirmou a ministra dinamarquesa do Clima, Connie Hedegaard, em entrevista coletiva.

"Muitos textos circulam, mas o texto que talvez seja aprovado aqui (no dia 18) ainda não existe, então ninguém pode tê-lo visto", acrescentou.

Calculadoras

Massa corporal e gasto calórico

m

kg

Sexo

anos

* Os campos "Altura" e "Peso" são obrigatórios

* Esta avaliação não dispensa a orientação de um profissional de saúde. Procure um médico.

Hospedagem: UOL Host