UOL Notícias Ciência e Saúde
 

17/02/2010 - 07h05

Doenças crônicas como obesidade infantil aumentam nos EUA

Doenças como asma, obesidade ou problemas de comportamento se tornaram mais frequentes entre as crianças americanas nos últimos anos, segundo um estudo publicado na terça-feira.

A pesquisa coordenada por Jeanne Van Cleave, doutora do Hospital Geral Infantil de Massachusetts, observou a preponderância destes fatores durante um ano ou mais em três grupos de crianças, começando com um primeiro grupo de mais de 2.000 menores de idade em 1988.

O grupo foi acompanhado durante seis anos. Em seguida foram analisados outros dois grupos, entre 1994-2000 e entre 2000-2006.

Com o passar do tempo se observou que, segundo a resposta dos parentes das crianças, doenças como asma, obesidade, problemas de comportamento ou de aprendizado se tornaram cada vez mais frequentes.

O percentual de obesidade subiu de 13,3% ao fim do período do primeiro grupo de estudo, em 1994, para quase 16% ao fim do terceiro em 2006.

Mas nem todas as doenças prosseguiram com o tempo. Mais da metade das crianças que sofriam de asma antes dos quatro anos deixaram de ter o problema aos seis.

Mas o estudo confirmou outras pesquisas recentes que mostram a obesidade infantil nos Estados Unidos atingiu o teto.

O terceiro grupo de crianças analisadas teve menos casos da doença que o segundo grupo.

Calculadoras

Massa corporal e gasto calórico

m

kg

Sexo

anos

* Os campos "Altura" e "Peso" são obrigatórios

* Esta avaliação não dispensa a orientação de um profissional de saúde. Procure um médico.

Hospedagem: UOL Host