UOL Notícias Ciência e Saúde
 

26/04/2010 - 22h12 / Atualizada 27/04/2010 - 12h08

Nasa adia para novembro última missão de sua frota de naves à ISS

De Washington, EUA

A Nasa (agência espacial americana) adiou para novembro a última missão de sua frota de naves para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), confirmaram hoje fontes oficiais.

Depois dessa missão, os ônibus espaciais "Discovery", "Atlantis" e "Endeavour" serão aposentados depois de quase três décadas de operações.

Fontes da Nasa informaram que a honra da última missão corresponderá ao "Endeavour" e não ao "Discovery", como estava previsto.

O "Discovery" realizará sua última missão à ISS em setembro, disseram as fontes.

A partida do "Endeavour" à ISS estava prevista para 29 de julho, com a missão de instalar um espectrômetro magnético no exterior do complexo.

O objetivo do espectrômetro, que pesa cerca de 650 quilogramas, é estudar os raios cósmicos para constatar a existência de antimatéria e de matéria escura.

As fontes acrescentaram que a mudança de planos permitirá melhorar o espectrômetro e substituir um ímã de alta capacidade por outro de funcionamento mais prolongado.

"A última missão das naves será realizada em algum momento de novembro. Não fixamos a data ainda. Há tempo para isso", disse à Agência Efe uma fonte da Nasa.

Segundo as fontes da agência espacial, a decisão de melhorar o espectrômetro foi tomada depois que o presidente Barack Obama anunciou em fevereiro sua intenção de estender a vida útil da ISS até 2020.

"Diante do fato de a missão (da ISS) ter sido estendida, o ímã permanente dá maior capacidade à missão científica" que o atual, afirmou Mike Moses, diretor da divisão de integração da estação na Nasa.

Já o "Atlantis" partirá rumo à ISS no dia 14 de maio, com a missão de instalar um módulo científico russo no complexo.

Calculadoras

Massa corporal e gasto calórico

m

kg

Sexo

anos

* Os campos "Altura" e "Peso" são obrigatórios

* Esta avaliação não dispensa a orientação de um profissional de saúde. Procure um médico.

Hospedagem: UOL Host