UOL Notícias Ciência e Saúde
 

11/08/2010 - 10h30 / Atualizada 11/08/2010 - 10h32

Astronautas tentam consertar sistema de refrigeração da ISS pela 2ª vez

Moscou, 11 ago (EFE).- Os astronautas americanos Doug Wheelock e Tracy Caldwell Dyson empreenderão hoje uma nova caminhada para reparar o sistema de refrigeração da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Eles retomarão a tarefa que não conseguiram concluir no sábado passado, de substituir a bomba que distribui amoníaco líquido ao sistema de refrigeração de um dos módulos da plataforma orbital, informou a Nasa (agência espacial americana).

Por enquanto não se sabe a hora de finalização da caminhada fora da estrutura, já que, no sábado, a operação durou sete horas e foi uma das mais longas da história.

Hoje, os astronautas terão que isolar os canos de amoníaco de um circuito da ISS e conectá-los, já que, no sábado, eles descobriam que um dos quatro encanamentos estava com defeito.

Antes da caminhada, os controladores de terra ativaram a válvula reguladora de pressão gasosa do circuito de nitrogênio, para reduzir a pressão geral no encanamento de refrigeração que ficou inativo.

A redução da pressão ajudará no fechamento das válvulas de desligamento rápido na conexão dos módulos S0 e S1.

A pressão mais baixa facilitará a conexão de todos os encanamentos de fluidos uma vez que a nova bomba esteja instalada, para o qual será necessária uma terceira caminhada, que a Nasa ainda não programou, mas que, segundo a agência espacial, "não será antes de domingo".

Calculadoras

Massa corporal e gasto calórico

m

kg

Sexo

anos

* Os campos "Altura" e "Peso" são obrigatórios

* Esta avaliação não dispensa a orientação de um profissional de saúde. Procure um médico.

Hospedagem: UOL Host