UOL Notícias Ciência e Saúde
 

10/02/2010 - 13h00

Calor excessivo de madrugada prejudica o sono

São Paulo - As temperaturas elevadas não dificultaram apenas a vida de quem teve de caminhar sob o sol nos últimos dois dias. O calor excessivo também foi sentido durante as madrugadas e estragou a boa noite de sono do paulistano. Não foi por menos: o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou anteontem a segunda noite mais quente do ano. A temperatura ficou em 23,2°C, mas chegou a 27°C por volta da meia-noite.

A comerciante Sandra Maria de Arruda, de 30 anos, passou a noite em claro. O sono chegou só de manhã, uma hora antes de se levantar para trabalhar, o que faz todos os dias das 8h às 23 horas. "Nem o ventilador refresca", lamenta. Ontem, Sandra sentia-se bem mais cansada e sonolenta.

Esse desconforto durante o sono, provocado por ondas de calor típicas do verão, não chega a configurar um distúrbio, segundo a pneumatologista do Instituto do Sono, Luciane de Mello Fujita. "Não há prejuízo à saúde porque isso não ocorre o tempo inteiro", explica a médica. "O que ocorre é o aumento da irritabilidade e da sonolência e a queda da produtividade no trabalho ou na escola."

Luciane recomenda que cada pessoa encontre uma forma agradável de reduzir a temperatura externa, como usar ventilador, ar-condicionado, tomar vários banhos ou até mesmo colocar uma vasilha com água no quarto.

Para Sandra, nem dois ventiladores ligados ao mesmo tempo aplacam o calor do quarto. "E se a gente abre a janela, os pernilongos invadem", reclama. Outra dificuldade é a de colocar os filhos para dormir. "Eles tomam banho gelado antes de deitar, mas continuam agitados e querem beber água a toda hora", conta a comerciante. O filho Lucas, de 9 anos, chegou a passar mal. "Ele não consegue respirar", diz.

A dona de casa Alexandra Medeiros, de 33 anos, passa pelo mesmo drama com as duas filhas de Ardnáxela, de 11 anos, e Adriele, de 7. "Elas tomam banho antes de dormir. Mesmo assim é muito difícil pegar no sono", afirma Alexandra, que conseguiu adormecer após as 2 horas da madrugada de ontem. Para se refrescar, a dona de casa recorre ao ventilador. "Fica ligado a noite toda. Mas a conta de luz vai lá em cima." As informações são do Jornal da Tarde.

AE

Calculadoras

Massa corporal e gasto calórico

m

kg

Sexo

anos

* Os campos "Altura" e "Peso" são obrigatórios

* Esta avaliação não dispensa a orientação de um profissional de saúde. Procure um médico.

Hospedagem: UOL Host