UOL Notícias Ciência e Saúde
 

17/02/2010 - 09h00

Interior realiza 1º transplante cardíaco em criança

Araçatuba - Médicos do Hospital de Base de São José do Rio Preto (a 440 km de São Paulo) fizeram ontem o primeiro transplante cardíaco pediátrico do interior.

Depois de seis horas e meia de cirurgia, uma equipe de 15 profissionais concluiu o transplante em Paulo César Dutra Rocha, de 1 ano e 8 meses, portador de miocardiopatia dilatada (coração maior que o normal).

Ele esperava havia quatro meses pelo órgão. A doadora foi uma menina de 1 ano e 3 meses, de Santa Fé do Sul, que estava internada desde 8 de fevereiro, quando sofreu traumatismo craniano ao ser atropelada.

"O transplante foi um sucesso. Agora há mais uma opção para esse tipo de cirurgia no País. Até então, os pacientes tinham de ser enviados para as capitais", disse o chefe do Departamento de Cirurgia Cardíaca Pediátrica do HB, Ulisses Croti.

Segundo ele, o transplante não foi feito antes porque não havia doadores. "Os pais precisam se conscientizar de que é importante fazer a doação. Precisamos de uma campanha nacional para isso", disse. Desde 2002, o hospital, realizou 2,3 mil cirurgias cardíacas infantis.

O garoto está bem e duas horas depois do transplante já respirava sem aparelhos. Segundo Croti, ele deve receber alta em menos de um mês. A previsão animou a mãe de Paulo, a dona de casa Gisele Dutra Oliveira.

"Não aguentava ver meu filho ser mantido vivo a base de drogas para o coração. Agora vamos rezar para ele se recuperar logo e levar uma vida normal."

Chico Siqueira

Calculadoras

Massa corporal e gasto calórico

m

kg

Sexo

anos

* Os campos "Altura" e "Peso" são obrigatórios

* Esta avaliação não dispensa a orientação de um profissional de saúde. Procure um médico.

Hospedagem: UOL Host