UOL Notícias Ciência e Saúde
 

18/03/2010 - 12h00

Sem higienização, óculos 3D pode transmitir conjuntivite

São Paulo - O compartilhamento de objetos pessoais pode causar conjuntivite e micoses, segundo oftalmologistas, dermatologistas e infectologistas. Especialistas alertam ainda para o uso de óculos 3D em cinemas especializados. Sem a higienização correta, o objeto pode transmitir conjuntivite, gripe e outras doenças.

Segundo o infectologista e clínico geral da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Paulo Olzon, em razão das proximidades das sessões, os cinemas não têm tempo para fazerem a higienização correta dos objetos. "Os óculos ficam com secreções, que podem muito bem transmitir conjuntivite e até mesmo a gripe", afirma. Ele recomenda que os espectadores façam a higienização por conta própria, com o auxílio de álcool gel.

Além da atenção com objetos pessoais, o oftalmologista Virgílio Centurion orienta as pessoas a lavarem as mãos constantemente para evitar a transmissão de doenças mais graves, como a gripe A, conhecida como gripe suína.

Para ele, não apenas os óculos representam um risco à saúde, mas todos os objetos que são aproximados dos olhos, nariz e boca, como toalhas e maquiagens. "É um absurdo ver mulheres experimentando maquiagens nas lojas, por exemplo."

A conjuntivite, que é uma inflamação da membrana que envolve a parte da frente do globo ocular, é bastante comum e de fácil transmissão. Segundo Olzon, basta estar a um metro de distância de uma pessoa contaminada para pegar a doença. As informações são do Jornal da Tarde.

AE

Calculadoras

Massa corporal e gasto calórico

m

kg

Sexo

anos

* Os campos "Altura" e "Peso" são obrigatórios

* Esta avaliação não dispensa a orientação de um profissional de saúde. Procure um médico.

Hospedagem: UOL Host