UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

17/04/2008 - 21h01

Jairo Bouer faz bate-papo com internautas sobre sexo e comportamento

Da Redação
O médico e psiquiatra Jairo Bouer participou de um bate-papo com internautas do UOL, na quinta-feira (17), e conversou sobre TPM, homossexualismo, ejaculação precoce, traição e mais.

Assista abaixo ao vídeo que registra a conversa e a lista de perguntas e respostas.



(07:38:36) sr. h pergunta para Jairo Bouer: Existe algum tratamento eficaz para a TPM?

(07:49:30) Jairo Bouer: sr. h, existe uma serie de tratamentos. Importante que a mulher procure um médico para isso. Hoje se fala em ter uma vida mais ativa, menos sedentária, uma alimentação mais saudável, menos gordura, menos café, mais fibras. E se isso não resolve, dá pra usar alguns medicamentos, como algumas pílulas anticoncepcionais, por exemplo. Tem ainda as substâncias com componentes diuréticos. Em outros casos, antidepressivos também podem diminuir o impacto da TPM.

(07:38:39) Senhor fala para Jairo Bouer: Qual é o conceito da Organização Mundial de Saúde sobre o que é atividade sexual normal?

(07:51:21) Jairo Bouer: Senhor, não sei se a OMS quantifica o que é uma atividade sexual normal. Há uma série de estudos e pesquisas que tratam do assunto, que tentam verificar a freqüência. No último estudo aqui no Brasil, o país entrou como um dos que mais faz, mas sem muita satisfação. Muito mais do que freqüência é importante a qualidade.

(07:39:31) William_84 fala para Jairo Bouer: O que fazer para controlar a ejaculação precoce?

(07:54:10) Jairo Bouer: William_84, tem algumas pesquisas que dizem quanto tempo é o 'normal', e cinco minutos está nesse período. O importante é ver em quanto tempo você e a sua parceira se satisfazem. Tem gente que mesmo antes de tirar a roupa já sofre do problema. Os jovens podem ter esse problema por causa da inexperiência, mas isso acaba com o tempo. Existem técnicas para você segurar um pouco a ejaculação, como começar e parar, retormar. São técnicas comportamentais.

(07:39:40) lucas fala para Jairo Bouer: Qual é a explicação mais aceita para o homossexualismo?

(07:56:43) Jairo Bouer: lucas, há uma série de debates sobre a causa, alguns acham que é genético, outros que não têm nada de genético, que é comportamental. Entre os extremos, há quem acredite, como eu, que haja um meio termo. A explicação hoje mais aceita é que é multifatorial.

(07:42:38) BELABH fala para Jairo Bouer: Quando uma pessoa trai, só há interesse sexual ou quando essa prática se torna habitual e com a mesma pessoa pode haver também um interesse sentimental ?

(07:58:17) Jairo Bouer: BELABH, a traição pode ter diversos motivos, mas vc está se referindo é a freqüência entre a relação. E isso pode acontecer sim.

(07:45:00) sandra fala para Jairo Bouer: Gostaria de saber o que caracteriza o transtorno bipolar.

(08:00:19) Jairo Bouer: sandra, são pessoas que têm oscilações de humor na forma com que se relacionam com o mundo. Uma mania, que é o estado expandido do humor. É um tipo de transtorno que exige atenção próxima de um psiquiatra, de medicamentos para controlar o humor.

(07:45:49) rafa fala para Jairo Bouer: Há algum tempo nasceu como se fosse um sinal na minha região peniana. Acabei arrancando, mas voltou. Pode ser alguma coisa mais séria?

(08:03:16) Jairo Bouer: rafa, qq diagnóstico só pode ser feito com o médico, olhando, e até coletando um pedacinho. Isso que vc arrancou e voltou pode ser o HPV, que causa verrugas na região genital. Um estudo feito recentemente nos EUA mostrou que 1/4 das garotas já pegou algum tipo de doença. E na mulher o HPV é mais sério, porque ele fica dentro do colo do útero. Lembrando que já há vacina e é bom tomar antes de iniciar a vida sexual.

(07:51:48) fala sério(M) fala para Jairo Bouer: Quais os prejuízos do sexo anal?

(08:05:07) Jairo Bouer: fala sério(M), sexo anal é possibilidade que tem que ser feito com alguns cuidados: camisinha sempre, lubrificante à base de água, muita calma nessa hora pq não adianta ir afoito e respeitar o ritmo da pessoa.

(07:53:51) Kaka fala para Jairo Bouer: Qual o melhor tratamento para o vaginismo?

(08:07:20) Jairo Bouer: Kaka, vaginismo é uma contração dos músculos da parede da vagina, às vezes tão intenso que não permite a penetração. Ele pode ser repetitivo. Pode ter relação com o comportamento da garota, tensa, nervosa. Precisa estar tranqüila. É um sinal do corpo que diz que não está legal para fazer sexo. Precisa de um terapeuta sexual, psiquiatra, psicólogo para lidar com isso.

(07:55:31) lucas fala para Jairo Bouer: Qual a diferença entre uma psicose e uma psicopatia?

(08:09:21) Jairo Bouer: lucas, psicose há quebra de contrato com a realidade, pode aparecer em crise de mania, depressão, crise bipolar. A psicopatia é um distúrbio de personalidade, um funcionamento inadequado. Ela não respeita os valores morais, éticos, quebra série de regras e convenções, não respeita leis. Não há crítica, é amoral, não respeita os sentimsntos dos outros.
Fale com
UOL Ciência e Saúde

Compara e acha o menor preço

- Câmeras Digitais
- Notebooks - TV LCD - GPS - Auto MP3

UOL Ciência e Saúde no Twitter

Hospedagem: UOL Host