UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

30/07/2009 - 12h00

Tomar vitamina C não previne contra gripe suína

Cristina Almeida
Especial para o UOL Ciência e Saúde
Foi-se o tempo em que vitamina C e cama eram considerados remédios eficazes contra a gripe. Embora essa vitamina seja considerada um potente antioxidante capaz de combater doenças infecciosas e seja também uma grande aliada para o equilíbrio do sistema imunológico, recente estudo dirigido por cientistas da Austrália e Finlândia concluiu que seus benefícios são mínimos e não protegem contra os resfriados comuns. Quando se fala em gripe suína, então, ela nem tem sido cogitada como medicamento preventivo.

Stockxpert
Embora a vitamina C seja considerada um potente antioxidante e uma aliada do sistema imunológico, não há evidências de que ela proteja pessoas bem nutridas contra gripes
CHÁ DE ALHO COMBATE A GRIPE SUÍNA? SAIBA O QUE É MITO OU VERDADE
ESPECIALISTAS RELATAM DIFERENÇAS ENTRE AS GRIPES COMUM E SUÍNA
VEJA O ESPECIAL DA GRIPE SUÍNA
Segundo José Luiz de Andrade Neto, infectologista e professor da PUC/PR e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a vitamina C só é eficiente no combate à gripe quando o paciente apresenta deficiência desse nutriente.

"Sua falta prejudica não só o desempenho do organismo na defesa contra a Influeza A, mas também em relação a outras doenças", diz o especialista. Além disso, completa, "não existe comprovação de que, em organismos bem nutridos e, portanto, equilibrados, a vitamina C traga benefícios extras".

O melhor a fazer continua sendo seguir as regras básicas de boa higiene: lavar as mãos, cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir, evitar contato pessoal, cultivar o hábito de dormir bem, controlar o estresse, manter-se ativo, além de tomar muito líquido e alimentar-se de forma equilibrada.

"Usar máscaras para não disseminar o vírus quando estivermos gripados (gripe comum ou suína), por exemplo, é uma forma de contribuir para que a pandemia não se dissemine ainda mais", aconselha Celso Granato, Chefe do setor de virologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e assessor médico do Laboratório Fleury.

Tire dúvidas sobre a gripe suína e saiba quando procurar o médico
Infográfico descreve sintomas e formas de contágio do H1N1
Vídeo explica as formas de contágio da gripe suína
Você lava as mãos corretamente? Descubra



Fale com
UOL Ciência e Saúde

Compara e acha o menor preço

- Câmeras Digitais
- Notebooks - TV LCD - GPS - Auto MP3

UOL Ciência e Saúde no Twitter

Hospedagem: UOL Host