UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

03/11/2009 - 11h57

Pesquisa mostra como a atenção das pessoas diminui quando estão ao celular

Tara Parker-Pope
The New York Times

Quanto você perde enquanto fala num telefone celular?


Pesquisadores da Western Washington University decidiram estudar se pedestres absortos numa conversa ao telefone perceberiam fatos óbvios acontecendo ao seu redor. “Eu estava tentando imaginar que tipo de distrações poderíamos usar e falei com um estudante que possuía um monociclo”, explicou Ira E. Hyman Jr., professor de psicologia. “Ele me disse, ‘Tenho também uma fantasia de palhaço’. Você não encontra todos os dias um estudante que anda de monociclo vestido palhaço, então é preciso aproveitar esse tipo de coisa”.


O estudante Dustin Randall vestiu a roupa – roxa e amarela, com mangas de bolinhas e um nariz vermelho –, montou no monociclo e pedalou por uma praça. Depois que alguns pedestres atravessaram essa praça, os pesquisadores perguntaram a eles se haviam visto alguma coisa incomum.


Entre os pedestres que estavam escutando música ou caminhando sozinhos, um em cada três responderam que haviam acabado de ver um palhaço num monociclo, de acordo com um relato do estudo publicado no jornal Applied Cognitive Psychology. Quase 60% das pessoas caminhando com um amigo mencionaram o palhaço. Porém, entre as pessoas que falavam ao celular, o número caiu para 8%.


Quando os pedestres foram questionados “Você viu um palhaço num monociclo?”, os percentuais subiram – para até 71%, no caso das pessoas caminhando com um amigo. Entre os que falavam ao celular, entretanto, apenas 25% responderam afirmativamente.
 

 

Fale com
UOL Ciência e Saúde

Compara e acha o menor preço

- Câmeras Digitais
- Notebooks - TV LCD - GPS - Auto MP3

UOL Ciência e Saúde no Twitter

Hospedagem: UOL Host