UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

27/02/2007 - 10h22

Laos registra seu primeiro caso humano de gripe aviária

HANÓI, 27 fev (AFP) - Laos anunciou nesta terça-feira o primeiro caso humano de gripe aviária, em uma jovem de 15 anos que está hospitalizada, segundo um comunicado do governo e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os testes realizados em dois laboratórios da Tailândia, segundo as normas da OMS, deram positivo para vírus H5N1, cepa altamente patogênica da gripe das aves, explica o comunicado.

O estado de saúde da adolescente, internada em Nong Khai, nordeste da Tailândia, é estável. A jovem procede do distrito de Sisattanak, 5 km do sul da capital Vientiane, onde um foco de H5N1 foi detectado no início do mês em aves de duas criações.

As pessoas em contato com a jovem adolescente, pais e funcionários do hospital, receberam tratamento, embora não tenham apresentado sinais de infecção.

Desde o surgimento do H5N1 no sudeste asiático no final de 2003, a gripe aviária em humanos foi detectada em quatro países vizinhos do Laos: Tailândia, Camboja, China e Vietnã.

Segundo a OMS, este vírus altamente patogênico, apesar de dificilmente transmissível ao homem, afetou 275 pessoas no mundo. No total, 167 casos resultaram em mortes.
Fale com
UOL Ciência e Saúde

Compara e acha o menor preço

- Câmeras Digitais
- Notebooks - TV LCD - GPS - Auto MP3

UOL Ciência e Saúde no Twitter