UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

27/02/2007 - 10h21

Quase um bilhão de pessoas sofrem de problemas neurológicos

GENEBRA, 27 fev (AFP) - Quase um bilhão de pessoas sofrem no mundo de problemas neurológicos que vão da epilepsia até o Mal de Alzheimer, segundo um informe da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicado nesta terça-feira.

Cinqüenta milhões de pessoas têm epilepsia e 24 milhões Mal de Alzheimer e outros transtornos mentais.

As enfermidades neurológicas incluem acidentes vasculares cerebrais, dores de cabeça, traumatismos cerebrais, neuro-infecções, escleroses e Mal de Parkinson, segundo o estudo.

A OMS calcula que 6,8 milhões de pessoas morrem todos os anos por causa desses problemas. Segundo a organização, o custo das doenças atingiu na Europa cerca de 139 bilhões de euros.

Pessoas de todas as idades, independente do sexo, nível de educação ou rendimentos, estão afetadas em todo o mundo, mas o acesso aos tratamentos é muito desigual, segundo a OMS.

"Na África, quase nove em cada dez pessoas que têm epilepsia não recebem tratamentos", lamentou a diretora-geral da organização, Margaret Chan, em um comunicado.

A OMS quer integrar os cuidados neurológicos aos tratamentos primários, que para os doentes de muitos países são o único acesso à medicina.
Fale com
UOL Ciência e Saúde

Compara e acha o menor preço

- Câmeras Digitais
- Notebooks - TV LCD - GPS - Auto MP3

UOL Ciência e Saúde no Twitter