UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

09/03/2007 - 13h31

Games e MP3 manipulados por ondas cerebrais logo estarão disponíveis

SAN FRANCISCO, EUA, 9 mar (AFP) - Video games manipulados diretamente por ondas cerebrais estarão disponíveis até o fim deste ano, segundo uma companhia do Silicon Valley que já criou alguns modelos de baixo custo.

Um homem usando a roupa de Darth Vader, de "Guerra nas Estrelas", demonstrou na Conferência de Criadores de Video Games, em San Francisco, a invenção da NeuroSky, ligando e desligando seu sabre de luz sem tocar em nenhum botão.

"É como ter a Força", afirmou, aludindo ao conceito místico do filme em que a energia pode ser gerada pela mente.

O crédito corresponde de fato a sensores que medem o humor das pessoas mediante emissões das ondas cerebrais, segundo o porta-voz da NeuroSky, Greg Hyver.

As leituras são convertidas em ação nos video games por um programa informático, explicou Hyver.

Objetos na tela podem ser movidos focando-se atentamente neles e 'apontando' com um mouse para ela. Os jogadores devem "acalmar" suas mentes para poder conduzir os objetos em jogo.

A firma indicou ter vendido a tecnologia a fabricantes de games, que lançaram os produtos no mercado até o final do ano.

"A tecnologia existia há muito tempo, o problema eram os custos", disse Hyver.

A tecnologia também poderá ser usada em brinquedos como o sabre de luz ou para que os MP3 sintonizem nas músicas segundo o estado de ânimo do usuário.
Fale com
UOL Ciência e Saúde

Compara e acha o menor preço

- Câmeras Digitais
- Notebooks - TV LCD - GPS - Auto MP3

UOL Ciência e Saúde no Twitter