UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

22/03/2007 - 10h56

Duas em cada três pessoas correm risco de sofrer com escassez de água

FAOROMA, 22 mar (AFP) - A ONU lançou nesta quinta-feira, em Roma, um grito de alerta sobre a situação dos recursos hídricos do planeta ao enfatizar que dois em cada três habitantes estão ameaçados com a escassez até 2025.

Por ocasião de uma conferência internacional organizada na sede da FAO em Roma em função do Dia Mundial da Água 2007, seu diretor-geral, Jacques Diouf, enfatizou a grave preocupação da agência da ONU quanto ao fato de que 1,2 bilhão de pessoas já vivem em zonas de déficit de água e que 500 milhões a mais estão ameaçadas de escassez em curto prazo.

Reuters/Susana Vera
Monumento instalado na Espanha em comemoração ao Dia Mundial da Água
LEIA MAIS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
"Até 2025, dois terços da população mundial correm o risco de ficarem expostos a condições de estresse hídrico (escassez de água)", afirmou o diretor da agência da ONU para a Agricultura e Alimentação (FAO).

Enquanto 70% dos recursos de água são utilizados para a agricultura, a baixa generalizada dos recursos por causa das mudanças climáticas e poluição de muitos rios que servem para a irrigação representa uma ameaça direta à alimentação dos países do sul, recordou Diouf.

O mundo deve tomar consciência de que a luta por uma água limpa e acessível para todos se converteu numa prioridade universal, afirmou.

"O acesso à água condiciona tanto o desenvolvimento da luta contra a fome, que afeta ainda cerca de 850 milhões de seres humanos, uma cifra que está estancada, como a paz entre países fronteiriços com lagos e rios", enfatizou.

"Como comunidade mundial temos os meios de melhorar amplamente a gestão de nossos recursos hídricos e permitir a mais pessoas ter acesso à água", afirmou o diretor-geral da FAO.

Diouf reclamou investimentos nos programas de melhoria dos sistemas de conservação e de alimentação de água, que protegem os ecossistemas da terra e que preservam a umidade pluvial e utilizam mais eficazmente a água para a produção em viveiros".
Fale com
UOL Ciência e Saúde

Compara e acha o menor preço

- Câmeras Digitais
- Notebooks - TV LCD - GPS - Auto MP3

UOL Ciência e Saúde no Twitter