UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

11/04/2007 - 14h56

Europa pode voltar a sofrer ondas de calor como as de 2003

GENEBRA, 11 abr (AFP) - A Europa pode vir a sofrer, neste século, ondas de calor semelhantes às de 2003, ou até piores, alertou nesta quarta-feira, em Genebra, um especialista do Painel Intergovernamental de Mudança Climática (IPCC).

Durante este século, "nós poderemos ter, ano sim, ano não, um verão tão quente ou ainda mais (quente) que o de 2003", disse à imprensa o especialista Andreas Fischlin, do Instituto de Tecnologia de Zurique, que foi um dos autores do último relatório do IPCC.

O calor de agosto de 2003 matou 70.000 pessoas em toda a Europa, fundamentalmente idosos, que morreram de desidratação.

Embora tenham se negado a se pronunciar sobre a possibilidade de que este ano seja muito quente, os especialistas do IPCC advertiram que 2003 poderia não ser mais que uma antecipação do que irá ocorrer nos próximos anos, levando em conta o aquecimento climático.

"Alguns verões serão, provavelmente, muito mais quentes que o de 2003 até o fim deste século", disse Martin Beniston, da Universidade de Genebra.

Beniston disse esperar que, com a repetição das ondas de calor, as populações não se deixem mais pegar de surpresa, como ocorreu há quatro anos. O especialista considerou que, com uma preparação correta, o número de mortos poderia ser 80% inferior ao de 2003.

"Espera-se que se reduza o número de mortos suplementares, graças a esforços de adaptação", explicou.

Os especialistas apresentaram em Genebra as conclusões do último relatório do IPCC, divulgado na semana passada em Bruxelas, concentrando-se nas conseqüências do aquecimento climático na Europa em geral e nos Alpes em especial.

Também advertiram que 60% das espécies de plantas estão ameaçadas de extinção nos Alpes no fim deste século, com uma elevação média das temperaturas entre 1,5 e 2,5 graus Celcius com relação aos níveis de 1990.
Fale com
UOL Ciência e Saúde

Compara e acha o menor preço

- Câmeras Digitais
- Notebooks - TV LCD - GPS - Auto MP3

UOL Ciência e Saúde no Twitter