UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

12/04/2007 - 18h22

Estudo demonstra eficácia de vacina antigripal celular

WASHINGTON, 12 abr (AFP) - Uma vacina experimental contra a gripe sazonal feita com base em células de um inseto se revelou segura e eficaz em adultos saudáveis, segundo um estudo publicado na última edição do jornal da Associação Médica Americana (JAMA, na sigla em inglês).

Estes promissores resultados preliminares podem permitir uma produção mais rápida de vacinas contra a gripe sazonal ou de origem aviária em caso de pandemia, revelaram os cientistas da Universidade de Rochester (estado de Nova York, leste dos EUA).

Até agora, todas as vacinas contra a gripe são cultivadas em ovos de galinhas. O sistema exige instalações especiais e vários meses de produção, um problema em caso de pandemia, caso se torne necessário produzir muitas doses a curto prazo, afirmaram os médicos.

Os cientistas produziram a vacina experimental a partir da hemaglutina de um vírus de inseto (baculovírus) recombinado. A hemaglutina é uma proteína do vírus que causa a aglutinação dos glóbulos vermelhos.

O estudo clínico da vacina foi realizado com 460 adultos saudáveis em três hospitais dos Estados Unidos em 2004 e 2005, durante a temporada da gripe.

Vacinas celulares recombinadas são utilizadas há 20 anos com sucesso contra a hepatite B, e mais recentemente contra o HPV.

Além disso, estão em andamento pesquisas para o desenvolvimento de uma vacina deste tipo contra o vírus da Aids.
Fale com
UOL Ciência e Saúde

Compara e acha o menor preço

- Câmeras Digitais
- Notebooks - TV LCD - GPS - Auto MP3

UOL Ciência e Saúde no Twitter