UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

12/04/2007 - 14h14

Veneno de aranha pode ser usado para combater disfunção erétil

JERUSALÉM, 12 abr (AFP) - O veneno de algumas espécies de aranhas, que provoca ereções prolongadas, pode ser usado como tratamento contra a impotência, informou nesta quinta-feira o hospital Rambam de Haifa, Israel.

Jayme de Carvalho Jr/Folha Imagem
Aranha fotografada no Instituto Butantan, em São Paulo
Observações empíricas demonstraram que o veneno de três tipos de aranha - a Viúva Negra, a Atrax e a Phoneutria nigriventer, originária da América Latina -, provoca sistematicamente ereções prolongadas", explicou à AFP o chefe do departamento de neuro-urologia do hospital israelense, Yoram Varadi.

Três médicos deste departamento iniciaram, há seis meses, um estudo sobre um possível uso do veneno contra a impotência, destacou.

Por enquanto, "estamos em uma fase de reflexão. Será preciso fazer estudos durante pelo menos dois ou três anos antes de sabermos se o tratamento poderá ser comercializado", acrescentou Varadi.

O veneno age no sistema nervoso, ao contrário do medicamento contra a impotência Viagra, que provoca a dilatação das artérias.

Segundo o especialista, a substância, que pode ser mortal, tem antídotos, e por isso seria possível utilizá-la em pequenas doses com fins terapêuticos.
Fale com
UOL Ciência e Saúde

Compara e acha o menor preço

- Câmeras Digitais
- Notebooks - TV LCD - GPS - Auto MP3

UOL Ciência e Saúde no Twitter