UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

22/04/2007 - 11h54

Chega à capital russa o quinto turista espacial da história

MOSCOU, 22 abr (AFP) - O quinto turista espacial da história, o multimilionário húngaro-americano Charles Simonyi, e a tripulação da 14ª tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS) chegaram na noite de sábado a Moscou, procedentes do Cazaquistão, noticiou a imprensa russa neste domingo.

A cápsula Soyuz TMA-9 trazendo Simonyi, o cosmonauta russo Michail Tiurin e o astronauta hispano-americano Michael López-Alegría, aterrissou no sábado por volta das 09h30 de Brasília (12h30 GMT) nas estepes cazaques, na Ásia Central.

"Os cosmonautas chegaram a Moscou em um avião das forças aéreas russas. Eles serão levados ao Centro de Treinamento dos Cosmonautas para serem submetidos a uma readaptação" às condições de vida na Terra, declarou o encarregado de relações públicas das forças aéreas russas, Alexandre Drobychevski, citado pela agência Interfax.

A emissora de televisão NTV exibiu neste domingo imagens dos cosmonautas descendo do avião, apoiando-se em duas pessoas.

Simonyi, de 58 anos, pagou 25 milhões de dólares para ter o direito de passar 14 dez dias a bordo da Estação Espacial Internacional, onde se submeteu a pesquisas médicas para a Agência Espacial Européia (ESA).

Sua aventura começou em 7 de abril, quando foi lançado, do cosmódromo russo de Baikonur, no Cazaquistão, o foguete Soyuz levando a ele e os cosmonautas russos Oleg Kotov e Fedor Yurchijin, que ficaram na ISS para uma missão de 190 dias.

O milionário é o quinto turista espacial da história, depois dos americanos Dennis Tito (2001) e Greg Olsen (2005), do sul-africano Mark Shuttleworth (2002) e da americana de origem iraniana Anusheh Ansari (2006).

A temporada que Simonyi passou no espaço representou um recorde de duração das estadias dos turistas espaciais.

Os cosmonautas Michail Tiurin e Michael López-Alegría voltaram à Terra depois de passar sete meses no espaço.
Fale com
UOL Ciência e Saúde

Compara e acha o menor preço

- Câmeras Digitais
- Notebooks - TV LCD - GPS - Auto MP3

UOL Ciência e Saúde no Twitter