UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

26/04/2007 - 12h53

Molécula minúscula pode desempenhar papel essencial no sistema imunológico

WASHINGTON, 26 abr (AFP) - Uma minúscula molécula pode desempenhar um papel essencial no funcionamento do sistema imunológico, segundo um estudo desenvolvido no Reino Unido com ratos e cujos resultados são publicados nesta quinta-feira nos Estados Unidos.

Segundo o estudo, quando esta molécula - batizada de microRNA - é neutralizada nos ratos, seu sistema imunológico já não funciona normalmente. Assim, os ratos resistem menos a infecções bacterianas, como a salmonela.

Os cientistas do Wellcome Trust Sanger Institute consideram que esta molécula, descoberta no início dos anos 90, poderia desempenhar um papel vital similar no ser humano.

A pesquisa será publicada na edição de sexta-feira da revista Science.

Descobertas no início dos anos 90, as microRNAs contribuem para regular a expressão dos genes. No homem, mais de 200 destas curtas seqüências de RNA já foram identificadas, mas seus mecanismos de ação ainda são pouco conhecidos. Alguns estudos anteriores mostraram que poderiam ter uma função no surgimento ou interrupção de alguns tipos de câncer.

O RNA (ácido ribonucléico) é similar ao DNA (ácido desoxirribonucléico, marca única de cada indivíduo).
Fale com