UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

18/06/2007 - 13h28

ESA encomenda primeiro satélite Sentinel para observar a Terra

LE BOURGET, França, 18 jun (AFP) - A Agência Espacial Européia (ESA) fez nesta segunda-feira uma encomenda à companhia Thales Alenia Space de um satélite Sentinel 1, o primeiro de uma série de satélites que acompanharão, ao vivo, as mudanças ambientais do planeta, durante o 47º Salão Aeroespacial de Le Bourget, arredores de Paris.

Em um comunicado, a Thales Alenia Space cifrou o montante deste contrato em 229 milhões de euros.

Os cinco membros da família Sentinel substituirão o Envisat, o maior satélite de observação da Terra, que em março passado superou os cinco anos de vida para os quais havia sido construído.

"Fizemos a escolha por satélites menores, mas especializados, que permitem reduzir o risco" de fracasso no momento do lançamento, explicou à AFP Volker Liebig, diretor dos programas de observação da Terra na ESA.

O Sentinel 1 é o primeiro elemento do futuro Observatório Global para o Meio Ambiente e a Segurança (GMES, na sigla em inglês), que constitui uma rede de vigilância terrestre.

Segundo Liebig, o Envisat dispõe de combustível suficiente para durar até 2010 e se tiverem êxito os programas de economia de combustível, poderá inclusive prolongar sua vita útil até 2011 ou 2012.

A Europa decidiu solucionar seu deficiente programa de observação terrestre num momento em que as questões ambientais ocupam um papel preponderante no debate público.
Fale com
UOL Ciência e Saúde

Compara e acha o menor preço

- Câmeras Digitais
- Notebooks - TV LCD - GPS - Auto MP3

UOL Ciência e Saúde no Twitter