UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

25/07/2007 - 16h23

A eficácia das florestas como reservatório de carbono posta à prova

Da AFP, em Paris
As florestas poderão ver reduzida sua eficácia como reservatório natural de carbono, devido à excessiva concentração de ozônio (O3) nas camadas mais baixas da atmosfera devido à poluição, anuncia a revista Nature na edição desta quinta-feira.

As árvores absorvem dióxido de carbono (CO2), ajudando a lutar, assim, contra o aquecimento climático, através de poros microscópicos nas folhas, chamados de estomas. Elas usam esse CO2 para realizar a fotossíntese, essencial para o seu crescimento.

Entretanto, o ozônio "causa dano às células das folhas, diminuindo assim seu crescimento e reduzindo o índice de fotossíntese", que influencia na quantidade de CO2 absorvida pelos vegetais, afirma a equipe britânica que realizou o primeiro estudo sobre a interação entre o ozônio e o CO2.

Além disso, os autores do artigo perceberam que a complexa interação entre o ozônio e o CO2 pode provocar um "aumento da concentração de um ou mais gases, que podem levar o estoma a se fechar, limitando assim a absorção".

Portanto, "o potencial impacto de um aumento, no futuro, da presença de ozônio (nos níveis mais baixos da atmosfera) na capacidade de muitos ecossistemas de armazenar carbono é muito importante", salientaram os autores.

Efetivamente, segundo eles, "os efeitos indiretos do ozônio nas plantas poderiam contribuir, no futuro, de maneira mais importante no aquecimento climático do que os outros efeitos mais diretos".

Um cálculo grosseiro mostra que o ozônio pode adicionar, indiretamente, "cerca de 0,5 a 1,25 grau Celsius" ao aquecimento, segundo Stephen Sitch, um dos pesquisadores, do Centro Hadley, órgão do Serviço Meteorológico Britânico, ouvido pela AFP.

Em comparação, as temperaturas na superfície da Terra aumentaram em cerca de 0,74 grau Celsius de 1906 a 2005, que já provocou descongelamento das geleiras, por exemplo.

O ozônio é produzido, em maioria, por gases que escapam dos veículos.
Fale com
UOL Ciência e Saúde

Compara e acha o menor preço

- Câmeras Digitais
- Notebooks - TV LCD - GPS - Auto MP3

UOL Ciência e Saúde no Twitter