UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

14/08/2007 - 18h42

Tumbas do período de Ramsés 2º são descobertas no Egito

Da AFP, no Cairo
Um grupo de arqueólogos egípcios descobriu em Sakkara (sudoeste de Cairo) tumbas da época do faraó Ramsés 2º, que conteriam um sarcófago e fragmentos de uma múmia, informou nesta terça-feira o Conselho Superior de Antigüidades Egípcias (CSAE).

O grupo da Faculdade de Arqueologia da Universidade do Cairo descobriu uma grande quantidade de sepulturas em fossas que datam da época de Ramsés II, que reinou entre 1279 e 1212 antes de Cristo, declarou o presidente do CSAE, Zahi Hawwas.

"O sarcófago talhado em pedra foi encontrado em uma fossa a 12 metros de profundidade", afirmou o chefe da missão, Ola al-Egueizi.

"Ela pertencia a Sekhmet Nefret, da 27ª dinastia (525-405 a.C.), mãe do sacerdote do culto de Mykerinos, rei da quinta dinastia (2494 a.C.) e fundador da terceira pirâmide de Gizeh", precisou Hawwas.

"O fato de seu filho ter sido chamado de 'sacerdote de Mykerinos', apesar da diferença de cerca de 2.000 anos entre a época de Sekhmet Nefret e o reino de Mykerinos, significa que os egípcios continuaram profetizando um culto ao rei muito depois de sua morte", adicionou Hawwas.

A fossa mede dois metros de comprimento por 1,5 metro de largura e possui várias cavidades, com profundidade que variam de sete a 30 metros.

"As sepulturas indicam que a tumba construída durante a 19ª dinastia também foi utilizada em épocas seguintes", assegurou Egueizi.

A parte inferior de uma múmia foi encontrada em uma das aberturas cavadas na rocha e destinada a colocar as múmias, disse o chefe da equipe de trabalho no terreno, Ahmed Said.
Fale com
UOL Ciência e Saúde

Compara e acha o menor preço

- Câmeras Digitais
- Notebooks - TV LCD - GPS - Auto MP3

UOL Ciência e Saúde no Twitter